São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Especial
Abril 13, 2018 - 23:23

Trump ordena bombardeio contra a Síria

Presidente americano fez pronunciamento na noite desta sexta-feira (13)

Presidente americano fez pronunciamento na noite desta sexta-feira (13)

Foto: Jim Bourg/Reuters

Ataque é feito em conjunto com a França e o Reino Unido; pronunciamento foi realizado na noite desta sexta-feira (13)

Da Redaçã[email protected]

O presidente americano, Donald Trump, fez um pronunciamento na noite desta sexta-feira (13), anunciando um ataque aéreo contra a Síria. A ação foi motivada devido ao ataque químico em Duma, na última semana.

De acordo com os EUA, há provas de que o ataque químico que deixou dezenas de mortos em Duma foi forjado. O país americano alega que a tragédia foi causada pelo próprio regime do ditador Bashar al-Assad.

A ação, anunciada por Trump na Casa Branca, é feita em conjunto com a França e o Reino Unido. O ataque tem como objetivo destruir um quinto da Força Aérea síria.

ENTENDA O CASO.

No último sábado, um suposto ataque com gás tóxico deixou dezenas de mortos e centenas de feridos em Duma. O ataque ocorreu por uma suposta 'bomba-barril', que foi disparada por um helicóptero e que continha gás sarin, responsável por afetar o sistema nervoso.

SEGUNDO ATAQUE.

Pouco mais de um ano depois, os Estados Unidos voltaram a atacar a Síria. No dia 6 de abril do ano passado, o país americano reagiu a um ataque químico, lançando mísseis 'Tomahawk' contra uma base aérea síria.

VÍTIMAS.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), cerca de 500 pessoas foram afetadas pelo gás, sendo que pelo menos 70 pessoas haviam morrido.

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO