São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Editorial
Abril 15, 2018 - 13:17

Editorial OVALE: Construindo uma catedral

OVALE é líder absoluto em engajamento e alcance nas redes sociais, além de pautar diariamente o noticiário regional

OVALE é líder absoluto em engajamento e alcance nas redes sociais, além de pautar diariamente o noticiário regional

Foto: Rogério Marques/OVALE

Revolução editorial e gráfica de OVALE faz um ano, com o jornal cumprindo fielmente o papel de ser indispensável


Três pedreiros trabalhavam no canteiro de obras, quando um homem foi até eles e perguntou-lhes: o que vocês estão fazendo? O primeiro deles, com o cinzel nas mãos castigadas, respondeu, sem nem sequer levantar o olhar, que estava só lascando a pedra, cortando-a, como fazia já há tantos anos. Enquanto este voltava ao trabalho, mecanicamente, o segundo explicou que estava ali a construir uma das gárgulas que enfeitaria a parte superior da porta principal de uma construção. Em seguida, depois de observar atentamente e com uma genuína curiosidade as respostas de seus dois companheiros, o terceiro pedreiro ergueu-se do chão e, gesticulando na direção do céu, exclamou, com muita fé e convicção: estou aqui construindo uma catedral.

Neste domingo, dia 15 de abril, OVALE completa um ano de sua revolução gráfica e editorial, que vai muito além de produzir o melhor e mais completo jornalismo da RMVale, de conquistar a liderança absoluta (e disparada) de alcance e engajamento nas redes sociais, de pautar diariamente o noticiário regional, de investigar e fiscalizar o poder público sempre com independência e isenção, de modernizar seus formatos, inovar e de estar presente em todas plataformas digitais. Todas.

Além da edição impressa, os leitores têm ainda outras opções de acesso à informação, como o flip digital (folheando a edição online, com vídeos e uma série de outras interatividades), o site (que registrou a alta superior a 50% no número de acessos), as redes sociais (com alcance médio que supera a marca de 2,5 milhões de pessoas a cada mês), além do aplicativo e das notícias via WhatsApp.

Isso, por melhor que pareça, é o ato de cortar a pedra, lascando-a repetidamente. Ou lapidar cuidadosamente uma gárgula. OVALE, no entanto, vai além. Está diariamente construindo uma catedral, erguida sobre sólidos alicerces de independência, credibilidade, verdade e imparcialidade.

A produção de conteúdo de qualidade é o ato de cortar as pedras que estão pelo caminho, no sapato de uma sociedade mais justa e igualitária, democrática e plural, com respeito ao dinheiro público e serviços de qualidade.

Mas é isso o que estamos fazendo? Não, este é apenas o cinzel. A meta de OVALE é mudar o mundo em que está inserido, melhorá-lo, seja auxiliando os moradores da periferia a tapar buracos nesta ou naquela rua, seja mantendo-se como o último bastião do interesse público, mantendo-se alerta e vigiando nossos representantes - denunciando as votações 'vapt-vupt' na calada da noite, a criação dos supersalários, mostrando então a existência de funcionários fantasmas que assombram os cofres públicos, e revelando outras tantas irregularidades como, por exemplo, a fura-fila da habitação no Barreiro, em Taubaté.

Neste momento, em que o fenômeno das fake news representa uma grave ameaça à democracia global, nosso papel torna-se ainda mais relevante, reforçando nossa missão de ser um farol de credibilidade neste mar tão revolto.

Nosso papel? Ser indispensável. Lapidando a notícia todos os dias, construindo a catedral cuja pedra angular tem um nome: verdade.

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO