São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Economia
Abril 25, 2018 - 22:16

Ford anuncia novo motor e transmissão na planta de Taubaté

Ford

FESTA. Lançamento do novo motor 1.5 e da transmissão que serão agora produzidos na fábrica da Ford em Taubaté

Foto: Rogério Marques/OVALE

Motor 1.5 Ti-VCT Flex e transmissão manual MX65 passam a fazer parte do portfólio de produções da unidade de Taubaté e vão equipar EcoSport e o novo Ka Freestyle

Lucas [email protected]

Em evento realizado nesta quarta-feira (25) em Taubaté, a Ford anunciou a produção de dois novos produtos na fábrica da cidade: o motor 1.5 Ti-VCT Flex de 3 cilindros e a nova transmissão manual MX65.

O motor, que já é utilizado no EcoSport, passará a ser usado, assim como a transmissão manual, também no novo Ka Freestyle, além de outras versões do modelo produzido pela marca.

O presidente da Ford da América do Sul, Lyle Watters, aproveitou para destacar o investimento de mão de obra utilizado pela montadora no desenvolvimento dessas novidades.

"Essas melhorias que foram feitas no processo de produção, vieram acompanhadas de mais de 250 mil horas de treinamento da força de trabalho", declarou.

Com a chegada das novidades na Ford, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região, Cláudio Batista, acredita que isso possa gerar novos empregos.

"Cabe ao Sindicato fazer as intervenções necessárias para garantir emprego e renda para os trabalhadores e, porque não, até a geração de novos postos de serviços aqui na Ford", disse.

Ao lado da China, México e Índia, o Brasil será um dos únicos países a produzir o motor 1.5. Anteriormente, o produto era importado da Índia. Com 91,5 cv por litro, o motor chega a um total de 137 cv e 16,2 kgfm de torque, quando abastecido com etanol. A Ford informou também que, para a produção dos motores, serão instalados 30 robôs e tecnologia de rastreamento QR Code na linha.

TRANSMISSÃO.

Para a produção da nova transmissão manual MX65, a novidade fica por conta da instalação de mais 19 robôs, além da instalação de solda a laser. Além disso, a montadora informou que o design da nova transmissão está menos complexo e menos pesado: 8kg a menos que a transmissão IB5, utilizada nos modelos do Ka e em outros modelos da Ford..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO