São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
CONTEÚDO PATROCINADO
Abril 23, 2018 - 17:03

Territórios de aprendizagem: uma forma de aprender brincando

Luce Prima

Ensino. Alunos do Colégio Luce Prima, em São José dos Campos

Foto: Divulgação

As crianças exercem sua criatividade no campo da Engenharia, da Física, da Matemática, de maneira lúdica


São José dos Campos

A educação é um processo e, como tal, não existe uma etapa mais importante que a outra. Entretanto só há pouco tempo a Educação Infantil despertou o interesse que sempre mereceu. Sendo a Educação Infantil a primeira etapa da escolarização, ela pode contribuir, e muito, para a formação do indivíduo. No entanto, não é o fato da criança estar na escola desde pequena que garante o seu desenvolvimento; o que faz realmente diferença é o trabalho realizado na escola.

Diante do desafio de fazer do Maternal e da Educação Infantil um tempo/espaço rico em vivências e descobertas, a Coordenadora do Colégio Luce Prima, Gisele Aquino Mendes, especialista em Educação Infantil, vem, há alguns anos, reestruturando o currículo do Colégio em torno dos "Territórios de Aprendizagem".

A coordenadora explica que "os territórios são espaços geradores de conhecimento, envolvendo as diferentes linguagens e áreas do conhecimento".

No Colégio Luce Prima, os territórios se dividem em espaços internos, caso, por exemplo, do Território Luz, Sombras e Espelhos e o Território de Jogos com Planos Inclinados, e em espaços externos, caso do Território de Jogos com Água e Território de Jogos com Areia e Barro.

Gisele explica que nesses territórios, os pequenos planejam e constroem pontes, viadutos, túneis, lidam, na prática, com conceitos relacionados ao equilíbrio, à velocidade, à gravidade, entre outros. E, na tentativa de superar desafios, encontram barreiras, muitas das quais não conseguem, momentaneamente, superar, então aprendem que os erros são parte do processo e são encorajados a buscar novas soluções. "E isso tudo, brincando!", conclui a coordenadora..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO