São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Brasil
Abril 19, 2018 - 22:47

Díaz-Canel assume poder e encerra era Castro em Cuba

Miguel Díaz-Canel e Raul Castro

Eleito. Miguel Díaz-Canel, novo presidente, com Raul Castro

Foto: /Irene Pérez/Cubadebate

Novo comandante do país foi eleito na quarta, mas confirmado nesta quinta, com 99,83% dos votos válidos nas eleições

Das agê[email protected]

Enfim, Cuba terá o seu primeiro presidente sem ser um dos irmãos Castro em quase 60 anos. A Assembleia Nacional da ilha socialista anunciou, nesta quinta-feira (19), que Miguel Díaz-Canel foi eleito oficialmente o novo presidente do país e ocupa o cargo em substituição a Raúl Castro - que deixará a presidência depois de cumprir dois mandatos.

De acordo com a Assembleia Nacional, o candidato único recebeu 99,83% dos votos dos deputados de do país caribenho.

A sessão para a escolha do novo presidente teve início nessa quarta-feira (18), quando os parlamentares indicaram os candidatos de uma lista de 31 nomes para a formação do Conselho de Estado, inclusive o presidente.

O nome de Díaz-Canel já era apontado como o favorito para assumir o cargo, o que aconteceu logo em seguida ao anúncio da aprovação.

PERFIL.

Mesmo com o fim de uma era, será difícil o mandato de Díaz-Canel apresentar muita diferenças em relação ao de seu antecessor. Nascido depois da Revolução Cubana, Díaz-Canel, 57 anos, é o primeiro civil a ocupar a presidência desde 1976.

Porém, sua carreira política o confirma como um homem do sistema. Defensor da manutenção do socialismo, o novo presidente é membro do PCC (Partido Comunista de Cuba) desde 1997..

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO