São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Viver
Março 26, 2018 - 23:10

Glória Kalil lança novo livro em Taubaté

Gloria Kalil

Gloria Kalil

Foto: Divulgação

Paula Maria [email protected]

Com o mercado de trabalho tumultuado seja pelo crescente desemprego ou pelas novidades profissionais que surgem a cada instante, arranjar uma ocupação está no centro de um dilema. Estar preparado para uma entrevista de emprego ou mesmo para arrumar uma parceria na hora de empreender é crucial. E é para ajudar aqueles que estão nessa posição que Glória Kalil lança em Taubaté nesta terça-feira (27) o livro "Chic Profissional - Circulando e trabalhando num mundo conectado" (Paralela).

Jornalista especialista em etiqueta e consultora de moda, Gloria oferece em sua publicação aquilo que descobriu em dois anos de intensa pesquisa com entrevista com mais de 90 profissionais em busca de certeiras sugestões de comportamento no mundo corporativo e globalizado.

Que roupa usar numa entrevista? E no dia a dia? Como se comportar no trabalho? Como lidar com casos de assédio e discriminação? Quais cuidados é preciso ter ao tentar uma vaga fora do país? Essas são algumas das questões que a escritora responde com a ajuda de quem sabe ou já enfrentou tais perrengues.

"Faz tempo que o mercado está sendo alvejado por problemas. Jovens não conseguem vagas; profissionais experientes estão sendo demitidos; há ainda as novas profissões... E há quatro anos, comecei a me questionar de que forma eu poderia contribuir para a melhora desse cenário", afirmou ela em entrevista a OVALE.

Moda.

Autora ainda de outros seis livros, entre eles, "Alô, Chic" (Harper Collins, 2007), Gloria revela que as demandas em relação ao figurino usado nas empresas mudaram, ainda que continue existindo certas regras sociais.

"Muitas empresas estão menos formais, há, inclusive, pessoas que trabalham de casa... E, se o mercado mudou, evidentemente, as exigências também mudaram", explicou. "No entanto, os códigos de comportamento e vestuário ainda existem. A diferença é que eles foram revistos".

Linguagem.

E foi de olho na força da mulher e em sua luta por direitos, reconhecimento, igualdade e respeito na sociedade que a jornalista inovou na linguagem que "Chic Profissional" traz, seguindo contra a supremacia masculina na literatura.

Assim, a autora prefere referir-se ao leitor sempre no feminino, colocando o equivalente masculino entre parênteses - por exemplo: "Não seja acanhada (o)".

"A língua portuguesa sempre coloca o feminino abaixo da designação masculina. Quando se fala 'leitores', o termo se refere a homens e mulheres. Elas estão sempre sob a palavra masculina. Optei então por mudar isso e falar diretamente com elas e eles. Quis deixar claro a necessidade de igualdade - inclusive no tratamento - e fiz uma imersão nessa linguagem", afirmou.

Serviço.

Glória estará no shopping Taubaté (Av. Charles Schnneider, 1700, Vila Costa) a convite do projeto "Brain Fitness", às 20h30. Depois da sessão de autógrafos, a jornalista participará de um bate-papo sobre moda, comportamento nas redes sociais e no mercado de trabalho.

O evento acontece no hall do cinema Moviecom. A entrada é gratuita..

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO