São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Nossa Região
Março 12, 2018 - 22:43

Após a interligação, Jaguari tem volume menor do que Atibainha

Represas

Represa. Reservatório do Jaguari, considerado a 'caixa d'água' do Vale, está com 55,9% do seu volume

Foto: Rogério Marques/ovale

Reservatórios estão ligados por um sistema que bombeia água de Jaguari para Atibainha, inaugurado no início pelo governo estadual no começo deste mês; em tese, com menos volume, represa do Vale teria que receber água

Xandu [email protected]

O reservatório de Atibainha, no município de Nazaré Paulista, que pertence ao Sistema Cantareira, tinha nesta segunda-feira mais água em seu volume útil do que a represa de Jaguari, que integra a bacia do rio Paraíba do Sul.

As represas estão ligadas por um sistema que bombeia água de Jaguari para Atibainha, inaugurado pelo governo estadual no começo deste mês.

Trata-se de uma das principais obras contra crise hídrica do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), que deixará o governo em abril para disputar a Presidência.

Em tese, contudo, o envio de água só poderá ser feito com as represas em situação inversa. Ou seja, com Jaguari com mais água do que Atibainha.

ÁGUA.

Segundo a ANA (Agência Nacional de Águas), Jaguari tinha 55,95% do seu volume útil no levantamento do dia 8 de março, o mais atual. Neste mesmo dia, Atibainha estava com 57,6% do volume útil.

"Atibaninha está mais alta do que Jaguari. O reservatório deles está cheio d'água, já Jaguari está faltando 8 metros", disse Juarez Vasconcelos, membro da Câmara Técnica do CBH-PS (Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul) e secretário de Meio Ambiente de Igaratá.

Para ele, ao lado da represa de Paraibuna, a de Jaguari tem papel importante na bacia do rio Paraíba e as regras sobre a interligação têm que ser "claras para todo mundo".

Sabesp declara que interligação oferece benefício para 39 milhões de habitantes

A Sabesp informou que a interligação entre Cantareira e a bacia do rio Paraíba é uma obra que "traz grande benefício para 39 milhões de pessoas ao aumentar a segurança hídrica do Vale do Paraíba e das regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro". A ligação no sentido contrário será entregue com sete meses de antecedência..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO