São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Brasil
Março 12, 2018 - 22:30

ONU diz que cessar-fogo não é cumprido na Síria

Bombardeio na Síria

Conflito. Bombardeio aos arredores de Damasco, capital da Síria

Foto: /Divulgação

Segundo o secretário-geral António Guterres, a entrega de ajuda humanitária não tem acontecido; ONG contabiliza mais de meio milhão de mortos em 7 anos de guerra na Síria

Da Agência [email protected]

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse nesta segunda-feira ao Conselho de Segurança da ONU que a resolução do órgão pedindo um cessar-fogo na Síria não tem sido cumprida. A decisão, aprovada a 24 de fevereiro, por unanimidade, decretava "uma pausa humanitária de pelo menos 30 dias consecutivos em toda a Síria, para permitir a entrega de ajuda humanitária de forma segura e a retirada dos doentes graves". A informação é da ONU News.

No seu discurso, António Guterres destacou que "não houve cessar das hostilidades" e a entrega de ajuda humanitária não tem acontecido "de forma segura, desimpedida e sustentável". Ele disse também que não foi levantado o cerco em zonas habitadas, como Ghouta Oriental, e que "nenhum doente ou ferido grave foi evacuado" até ao momento.

Segundo o líder das Nações Unidas, a ONU e os seus parceiros estão prontos para entregar ajuda humanitária, mas os objetivos não têm sido cumpridos devido à violência.

NÚMEROS.

Pelo menos 511 mil pessoas já morreram na guerra na Síria, que na quinta completa seu sétimo aniversário, segundo cálculos difundidos nesta segunda pela ONG Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH)..

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO