São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Viver
Fevereiro 14, 2018 - 12:13

Ala com 'Grávidas de Taubaté' e aniversário: Unidos do Pq Aeroporto comemora título inédito do Carnaval

'Grávidas de Taubaté': ala da Unidos do Parque Aeroporto

Foto: André Guisard

Caíque Toledo
Taubaté

Domingo, o desfile. Segunda-feira, o título. Na terça, o reconhecimento por todo o país -- por causa de uma brincadeira que se espalhou pela internet.

Os últimos dias foram atípicos para a Unidos do Parque Aeroporto, escola de samba de Taubaté. Além de conquistar o título inédito neste Carnaval, a agremiação viralizou nas redes sociais por uma ala específica no desfile, com pessoas fantasiadas de Grávida de Taubaté.

A história, que ficou nacionalmente conhecida após a taubateana Maria Verônica inventar uma gravidez de quadrigêmeos, em 2012, repercute até hoje e é alvo de brincadeiras e 'memes' na internet. A escola, que este ano comemorou aniversário e teve como samba-enredo o próprio tema ('Loucura ou Revolução? - 25 anos da Sociedade Alternativa do Leão'), decidiu realmente fazer uma loucura na avenida.

"Quer loucura maior que essa?", conta, aos risos, Cecilia Gabriel, presidente da Unidos do Parque Aeroporto. "A gente queria algo que desse impacto, e pegamos isso que foi muito falado na mídia. Não esperavamos essa repercussão toda, mas foi muito gostoso e engraçado trabalhar assim", afirma.

Antes de levar a ala para a avenida do Povo, a escola pesquisou se haveriam problemas judicialmente, e, inclusive, passou teve apoio do conselho de Psicologia da Unitau (Universidade de Taubaté). "A primeira ala preenchida foi essa, se desse tempo iriamos fazer ainda maior. Além de ganhar o título, ficamos ainda mais conhecidos", comemora a presidente.

"Carnaval além de tudo é histórica, acontecimentos, política, tem que mostrar alguma coisa que as pessoas se identifiquem. E já que todo revolucionário é louco..", completa Cecília, que afirma, inclusive, que a própria 'Grávida de Taubaté' ficou sabendo do desfile e da ala, que foi incessantemente compartilhada nas redes sociais.

TAÇA.

O 'Leão' do Parque Aeroporto comemora o primeiro título de sua história de maneira emocionante. Na apuração de segunda-feira, a escola ficou apenas um décimo a frente da segunda colocada, a Mocidade Alegre da Vila das Graças: 198,3 contra 198,2.

Além da folia do Carnaval, a Unidos do Parque Aeroporto também tem um trabalho social no bairro, atuando com crianças de rua e gerando ações para a comunidade do bairro.

Dois anos atrás, a escola havia subido para o grupo especial. Em 2017, ficou com o vice-campeonato, perdendo para a Boêmios da Estiva. Agora, quis o destino que a taça viesse com um enredo sobre o próprio aniversário. "A gente sempre saia da avenida achando que tinha feito um bom Carnaval, mas sabemos que é difícil porque são dez quesitos, todas as escolas vão preparadíssimas. Trabalhamos muito para isso e dessa vez conseguimos", conta Cecília, emocionada -- a presidente também foi homenageada, e destaque principal do último carro alegórico.

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO