São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Política
Fevereiro 13, 2018 - 21:23

PSTU vai à Justiça contra aumento do salário dos secretários em São José

sessão camara

Votação. Vereadores durante Sessão de Câmara em São José

Foto: Divulgação

Aprovado pela Câmara, reajuste de 19% ao alto escalão do governo Felicio vai ser alvo de ação do partido oposicionista; STF julgou irregular aumento de Cury em 2009

Da redaçã[email protected]

O PSTU de São José dos Campos deve entrar na Justiça com uma ação para barrar o aumento de 19% no salário dos secretários municipais, aprovado pela Câmara na última quinta-feira.

De acordo com a diretoria do partido, a intenção recorrer à Justiça logo, caso o Ministério Público não tente barrar o reajuste. Na semana passada, a Câmara aprovou por 11 a 7 o aumento salarial dos 13 secretários de Felicio Ramuth (PSDB), os presidentes da FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo) e Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), o diretor-presidente da Urbam (Urbanizadora Municipal) e oito conselheiros do Conselho Fiscal e de Administração.

"O PSTU vai entrar com essa ação por entender que esse aumento é um disparate. Nenhum trabalhador teve 19% de aumento, nessa situação de escândalos como está vivendo o país. Estão cortando verbas de questões sociais", disse Antônio Donizete Ferreira, o Toninho, presidente do partido em São José. "Quando aceitaram o cargo, sabiam qual seria o salário", afirmou Toninho.

REAJUSTE.

O PSTU já havia movido uma ação em 2009 contra o reajuste salarial oferecido ao então prefeito Eduardo Cury (PSDB), além do vice, seus secretários e os vereadores.

Na época, o aumento foi autorizado pela Câmara por meio de duas leis -- em uma delas, o grupo passou a ter direito a um gatilho salarial igual aos dos demais servidores.

Em novembro do ano passado, o STF (Supremo Tribunal Federal) julgou o reajuste como irregular e os envolvidos terão que ressarcir os valores aos cofres públicos após a decisão..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO