São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Nossa Região
Fevereiro 08, 2018 - 08:30

Em alerta, região vacina menos de 25% da meta contra febre amarela

Vacinação no Campos de São José

Postos. Vacinação contra a febre feita pela prefeitura de São José dos Campos durante esta semana

Foto: Beto Faria/PMSJC

Governo do Estado informa que Vale imunizou somente 23% da meta após mais de metade de campanha; região tem 37 dos 54 municípios definidos como alvo da campanha. e conta com 15 casos entre suspeitos e confirmados

Caíque [email protected]

Em alerta, a RMVale vacinou 23% da população-alvo passada a metade -- mais precisamente 45,8% -- da campanha contra a febre amarela e precisa imunizar ainda 1,5 milhão de pessoas até o dia 17.

Dados do governo do Estado revelam que 475.967 pessoas receberam a vacina durante os 10 primeiros dias de campanha contra a febra. A meta é imunizar 2.012.849 moradores da região até o dia 17.

Ou seja, de acordo com os dados do Estado, um total de 1.536.882 pessoas ainda precisam procurar os postos de vacina. Entre os que já se imunizaram, 95% receberam a chamada dose fracionada.

A região, que tem o saldo de 15 casos suspeitos da doença e também uma morte já confirmada, é o alvo principal do 'Dia D' contra a febre amarela, concentrando 37 dos 54 municípios paulistas que têm recebido esse reforço.

Essas cidades foram definidas por critérios epidemiológicos, por serem cortadas por corredores ecológicos, estando desta maneira mais suscetíveis ao vírus.

OFENSIVA.

"Nós vamos continuar mobilizados, em conjunto com os municípios, no decorrer das próximas semanas, para imunizar todas as 9,2 milhões de pessoas previstas na campanha, incluindo as 1,5 milhão de pessoas ainda não vacinadas no Vale do Paraíba e Litoral Norte. É fundamental que os cidadãos procurem o posto de saúde mais próximo e garantam sua imunização", declarou a diretora de Imunização da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Helena Sato.

CASOS.

São José confirmou mais dois casos de febre amarela silvestre -- pacientes que contraíram a doença fora do município. Ambos são homens (um de 47 anos, morador do Aquarius, e um de 40, morador do Bosque dos Ipês), já tiveram alta hospitalar e passam bem.

A região já soma 15 casos suspeitos, e um óbito: M.J.B., de 28 anos, que morreu no dia 10 de janeiro em São José e contraiu a doença em Mairiporã.

Taubaté, Jacareí e São José já imunizaram mais de 350 mil pessoas

Até agora, as três maiores cidades da região vacinaram cerca de 350 mil pessoas. Só em São José foram mais de 200 mil (39,74% do total de 509 doses) desde o início da campanha de imunização, com um mutirão sendo feito nas 40 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e alguns postos volantes, como empresas e hospitais.

Há, também, um posto de vacinação na Univap (Universidade do Paraíba). O município espera imunizar mais de 500 mil pessoas até 17 de fevereiro.

Em Jacareí já foram mais de 100 mil pessoas vacinadas, e Taubaté foram 40.500.

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO