São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Esporte
Fevereiro 09, 2018 - 00:49

SERÁ QUE O 'JEJUM' VAI SER SUPERADO?

COPA DO MUNDO. ATÉ HOJE, BRASIL FOI O ÚNICO PAÍS SUL-AMERICANO A SER CAMPEÃO EM SOLO EUROPEU

Marcos Eduardo Carvalho @marcosovale78
São José dos Campos

A Copa do Mundo de 2018 será disputada em solo europeu, na Rússa, que pela primeira vez será país-sede do torneio. Para as seleções sul-americanas, uma má notícia. Ao menos se formos levar em conta as estatísticas e a história do futebol. Em 20 edições de Copas disputadas até hoje, desde 1930, apenas em uma oportunidade um time da América do Sul conseguiu ser campeão na Europa: o Brasil. E, já faz tempo. De todos os Mundiais disputados, dez foram na Europa, oito na América, um na Ásia e um na África.

A façanha em solo europeu aconteceu na Copa de 1958, na Suécia, há 60 anos atrás. O time do técnico Vicente Feola derrotou a seleção da casa na final, por 5 a 2, com destaque para a atuação do então menino Pelé, com apenas 17 anos. Era também o primeiro título conquistado pelos brasileiros, que depois conquistariam outros quatro mundiais. Em todas as outras vezes que um país americano chegou a uma final na Europa, perdeu. Aliás, uma única vez. E também foi com o Brasil em campo. Em 1998, foi vice-campeão ao perder a decisão para a França, por 3 a 0 - era também o primeiro e único título dos franceses até hoje.

Aliás, o Brasil voltaria a ganhar uma Copa do Mundo em 2002, fora do continente americano, mas foi em solo asiático. Na oportunidade, disputada em conjunto entre Coreia do Sul e Japão. E, depois disso, outros três mundiais vieram e nenhum outro país sul-americano conseguiu ser campeão.

DESVANTAGEM.

Esse 'jejum' de títulos dos sul-americanos fez com que a Europa ficasse em vantagem nos títulos acumulados. Agora, são 11 da Europa contra 9 dos países da América do Sul. Seleções de outros continentes nunca mais conseguiram faturar um título.

Depois de 2002, a Itália foi campeã em 2006 (na Alemanha), a Espanha foi vencedora em 2010 (na África do Sul) e a Alemanha venceu a Copa de 2014, no Brasil. Aliás, também foi a primeira vez que um time europeu conseguiu o título dentro do continente americano.

O Uruguai tem dois títulos mundiais, um conquistado em casa, em 1930, e outro no Brasil, em 1950, ano do fatídico 'Maracanazo', quando derrotaram o Brasil na final.

A Argentina também tem dois títulos, um disputado em casa, em 1978, e outro no México, em 1986. 

Para o Brasil, o bicampeonato veio no Chile e o tri veio no México. Após longo jejum, o time canarinho voltou a ganhar um Mundial, novamente em território americano, nos Estados Unidos. E, finalmente, fechou com o título em 2002 no Japão.

Agora, é esperar para ver se em 2018 a tradição será mantida no Mundial ou se novamente um sul-americano (preferencialmente o Brasil) vai conquistar o título da Copa longe de casa..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO