São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Brasil
Fevereiro 27, 2018 - 21:49

Justiça da Alemanha aprova restrição à circulação de carros a diesel nas cidades

Poluição. Carros serão restritos

Poluição. Carros serão restritos

Foto: /EFE/ Lukas Barth/ Direitos Reservados


AMBIENTE. O Superior Tribunal do Contencioso Administrativo da Alemanha considerou ontem como legal que uma cidade proíba a circulação dos veículos a diesel mais poluentes, sem necessidade de uma lei nacional, para garantir a qualidade do ar nos núcleos urbanos. A informação é da Agência EFE.

Havia grande expectativa para a sentença do Tribunal, devido à possibilidade de que as cidades que superam os limites máximos de dióxido de nitrogênio segundo a legislação europeia apliquem esta proibição, o que poderia afetar carros vendidos há poucos anos, como o diesel com o sistema padrão Euro 5.

O Tribunal analisou se as cidades de Stuttgart (sudoeste) e Düsseldorf (oeste) contavam com base legal para incluir a proibição de circulação em determinadas zonas urbanas em seus planos de luta lutar contra a poluição, medida questionada pelos governos regionais..

Perante as demandas da organização ambientalista Deutsche Umwelthilfe, os tribunais de Stuttgart e Düsseldorf pediram aos respectivos governos regionais que modificassem seus planos de ar limpo para que as duas cidades não superassem os níveis máximos de NO2. As cortes também tinham considerado que a proibição de determinados carros a diesel podia ser uma medida válida, mas os governos regionais - de Baden-Württemberg e Renânia do Norte-Westfalia - recorreram da decisão..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO