São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Viver
Janeiro 26, 2018 - 23:46

Taubaté recebe evento com mapa de consumo da cultura na região

Folia de Reis

Tradição. Folia de Reis, um dos marcos culturais da região

Foto: CECP/Divulgação

Paula Maria [email protected]

Como o morador do Vale do Paraíba se relaciona com a sua cultura? Qual o potencial de crescimento das atividades culturais? Que impacto podemos esperar de equipamentos culturais?

Essas são algumas das questões que serão abordadas no "Economia de cultura: você sabe o que é?", evento que será realizado no domingo (28), a partir das 13h, no shopping Taubaté.

Trata-se de um painel sobre o mapa de consumo na RMVale. O documento tem como objetivo ajudar quem produz, estuda ou patrocina a cultura com informações que ajudem a compreender a dinâmica das práticas culturais, além de, é claro, fomentar o debate de políticas públicas para o setor.

"O governo vai mapear o setor cultural para tentar estabelecer o quanto ele impacta o PIB (Produto Interno Bruto) nacional. Os trabalhos foram iniciados em abril de 2017 por meio do lançamento de dois livros. E, em abril deste ano, ele vai encerrar a publicação com um volume que pretende orientar a forma de fazer esse levantamento. Levará uns cinco anos para termos resultados concretos", explicou Pedro Rubim, editor do "Almanaque Urupês" e um dos responsáveis pelo evento de domingo, junto do shopping e da livraria Leitura.

Entre os convidados estão Carlos Alberto Silva, professor da FGV IDE Management, e Ricardo Meirelles, jornalista que integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas da consultoria JLeiva Cultura & Esporte, especializada em políticas culturais.

O objetivo do encontro é apresentar aos produtores e artistas um panorama de acordo com quem pesquisou cientificamente o assunto.

"Esperamos movimentar negócios promovendo interação entre as pessoas e empresas que movimentam essa chamada Economia da Cultura", afirmou Rubim.

Agenda.

No evento ainda serão realizados os paineis "Como gravar seu álbum musical?", com participação de produtores e representantes de selos e estúdios da região; "Como publicar seu livro", com John Petson, do Coletivo Editorial, e "Como transformar sua ideia em um projeto?", com Jennifer Botossi, da Transformare - Cultura Gestão e Projetos.

Além disso, durante todo o evento haverá área de encontro com produtores e prestadores do setor cultural da RM Vale. O evento ocorre no espaço em frente ao cinema Moviecom.

Serviço.

O shopping Taubaté fica na av. Charles Schnneider, 1700, Vila Costa. A entrada é gratuita..

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO