São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
+Educação
Janeiro 26, 2018 - 23:50

Estudar sozinho em casa exige disciplina por parte do aluno

Estudar sozinho pode exigir ainda mais disciplina e dedicação

Recurso. Estudar sozinho pode exigir ainda mais disciplina e dedicação

Foto: /Designed by Freepik

Especialista apresenta orientações para organizar tempo, local e material de estudo, além de demandar esforço individual e autocontrole do estudante; ambiente de estudo tem que estar voltado para o objetivo

Marcos Eduardo Carvalho @marcosovale78
São José dos Campos

Com as facilidades da internet e o acesso aos programas de educação à distância, cada vez mais, os estudantes optam pelos cursos online. Porém, quando o assunto é vestibular, a necessidade de desenvolver uma rotina e ter disciplina para os estudos torna-se ainda maior. Erica Herédia, professora e orientadora pedagógica do Kuadro, um dos principais cursos pré-vestibular online do Brasil, que tem sede em São José dos Campos, apresenta algumas recomendações básicas.

Segundo ela, é importante que o aluno tenha a consciência da necessidade de criar uma rotina organizada e alcançar seu sonho de aprovação, tanto na escola quanto no vestibular. "A maioria dos estudantes tem dificuldade de definir um plano de estudo e, por isso, não obtém um bom resultado nas provas", explica.

A professora ressalta que estudar em casa demanda esforço individual e autocontrole. É importante estabelecer horários fixos para iniciar e terminar os estudos e defina quais matérias estudará por dia. "Dormir, comer e descansar, também precisam de horários definidos". O ambiente de estudo precisa ser de fato de estudo: mesa organizada, iluminação adequada e silêncio. Nada de televisão e celular. "Quando utilizar o computador para estudar ou assistir vídeos-aula, fique longe das redes sociais".

Para alcançar o objetivo, é preciso ter metas baseadas no programa de matérias. Segundo Erica, o ideal é que ter, pelo menos, três horas diárias de estudo, incluindo os fins de semana..

Diversão também é importante para o estudante evitar o estresse no dia a dia

Distração. Tanto em período de preparação para o vestibular quanto no período escolar durante o ano, é importante também reservar um tempo para se divertir. Segundo a professora Erica Herédio, da escola Kuadro, sair para encontrar os amigos, ir ao cinema, apreciar shows e peças teatrais são atividades que não deixam o estresse chegar perto e ainda ajudam na concentração e no relaxamento.

Enquanto a maioria das pessoas desiste no primeiro tropeço, os estudantes que conquistam bons resultados simplesmente se preparam mais para a próxima prova quando não alcançam o rendimento esperado. "Estudar sozinho exige esforço constante e boa dose de resiliência", acrescenta..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO