São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Nossa Região
Janeiro 10, 2018 - 23:02

'Vice-líder' de cavas, Caçapava estuda ampliar extração de areia

Cavas. Caçapava é segundo maior ponto de extração de areia do Vale do Paraíba, atrás de Tremembé

Cavas. Caçapava é segundo maior ponto de extração de areia do Vale do Paraíba, atrás de Tremembé

Foto: /Arquivo/Allan Collet

Fernando Diniz (PV) acredita que ampliando os serviços para novas empresas o município terá benefícios na geração de empregos; ambientalista teme que ações possam ter grandes impactos negativos para a cidade

Julia [email protected]

O prefeito de Caçapava, Fernando Diniz (PV), está trabalhando em um projeto de lei que prevê que novas empresas poderão realizar a extração de areia nas margens do rio Paraíba do Sul. Segundo o prefeito, a ação trará benefícios como a geração emprego, o imposto pela exploração e maior oferta de areia para construção civil.

Atualmente, somente empresas com licença cedida pelo Estado podem realizar a coleta no município, que é o segundo maior ponto de extração de areia do Vale do Paraíba, ficando atrás de Tremembé, de acordo com o levantamento de Zoneamento Minerário, elaborado pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) do governo estadual, que indica as aptidões de mineração na região.

A cidade de Caçapava possui uma área total das cavas de 5.515 837,40 m² (metros quadrados).

"As novas empresas de extrações na cidade estão barradas desde o governo passado. Elaboramos um projeto que está em fase de estudo para que, nas áreas mapeadas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, a exploração seja maior", afirmou o prefeito.

AUDIÊNCIA.

Uma audiência pública será marcada para o mês de fevereiro para que os vereadores e a população possam discutir o projeto, que deverá ser finalizado até o encerramento do primeiro semestre deste ano..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO