São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Ideias
Janeiro 30, 2018 - 23:16

IPTU, TAXA DE LIXO E O ABSURDO

Wagner Balieiro Vereador pelo PT em São José dos Campos

Ao chegarem os carnês de cobrança de IPTU e taxa de lixo às residências de nossa cidade, foi confirmado o tamanho do aumento, muito acima da inflação, a ser pago pela população.

Quando ocorreu a votação na Câmara, desde o início eu alertei que o projeto do prefeito além de aumentar o imposto muito acima da inflação também incluía um novo valor da taxa de coleta de lixo, que aumentava dos imóveis mais simples e dava desconto para os mais ricos.

Em tempos de crise, estamos presenciando em São José dos Campos a ampliação das desigualdades ao ver bancos, grandes estabelecimentos comerciais e imóveis de alto padrão ganharem de presente descontos à custa de aumentos gigantescos para os bairros e pequenos comércios da periferia.

Somando IPTU e taxa de lixo muitos comércios pequenos terão mais de 100% de reajuste. Nas comunidades que produzem menos lixo e que têm uma quantidade menor de serviço de coleta há casos em que o aumento pode chegar a 300% de reajuste, enquanto áreas nobres onde há até 9 coletas durante a semana entre coleta de lixo comum e seletiva, houve desconto.

Quando falamos em justiça social e tributária sempre buscamos a lógica de quem tem menos deve pagar menos e quem tem mais paga mais. Essa é a lógica que é seguida no mundo que busca reduzir abismos sociais, mas que em nossa cidade, por decisão do prefeito e com apoio da maioria dos vereadores, acontece o inverso. Aqui é o pobre que paga a conta da crise. Absurdo é pouco..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO