São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Economia
Fevereiro 01, 2018 - 07:02

De Montevidéu a Punta del Leste, Uruguai oferece roteiros incríveis

Punta del Leste

PUNTA DEL LESTE. Além da beleza natural, roteiro tem atrações culturais imperdíveis, como a mão saindo das areias.

Foto: /Divulgação

Um dos melhores países para se viver na América Latina, Uruguai esconde uma série de pequenos tesouros que o turista pode descobrir pouco aos poucos, principalmente se optar por uma viagem de carro percorrendo o país

Ana Aragã[email protected]

Uma pena eu ter conhecido o Uruguai depois de 'grande' porque a primeira impressão que tive ao dirigir pela cidade de Montevidéu e fazer um tour geral para sentir o que a capital oferece, pensei: 'seria legal fazer faculdade aqui, hein'!

De cara, fiquei encantada com a arquitetura e a tranquilidade! Apesar de ser uma cidade grande com prédios altos, na contra mão há um clima de cidade de interior com centro histórico, lindos parques e o mais belo: a região do rio da Prata, com ciclovias e um pôr do sol de tirar o folego que me passou muita paz.

Meu roteiro por lá foi o seguinte: voei até Montevideo e de lá aluguei um carro, pois a ideia era dirigir até a cidade de Punta Del Leste.

Meu objetivo não era me hospedar em Punta Del Leste, mesmo porque fui em maio, fora da temporada. Mas claro que dei uma pincelada por lá, com uma parada para almoço de muitos frutos do mar. Perto das marinas, uma vista linda em meio a calmaria da baixa temporada.

E foi a partir de lá que peguei informações para seguir para meu próximo pit stop. Anotem aí: Punta Ballena! É quase que uma parada obrigatória. Uma península pertinho de Punta, e fui de carro até onde esta localizada Casapueblo.

Vocês já devem ter visto em fotos e talvez até se confundido com algum hotel em Santorini na Grécia, pois a arquitetura toda branca encarando o mar nos faz comparar. Ali era a casa de verão do arquiteto Carlos Páez Vilaró.

Hoje se transformou em um hotel, restaurante e também um museu, onde podemos ver as obras de Vilaró, também artista plástico.

Lembrando que tudo isso eu fiz em um dia só, retornando para Montevideo a noite. A estrada é ótima, limpa, tranquila. Uma reta só. Uma delicia dirigir por lá. E eu guardei o melhor para o final: o pôr do sol!

TURISMO.

Se eu pudesse dar uma dica, eu procuraria um hotel e dormiria em Colonia del Sacramento, minha cidade favorita no Uruguai.

Para se ter uma ideia o quão especial, ela é patrimônio da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Com ruas de pedras, conservando a arquitetura que vem de sua colonização portuguesa e mais para frente tomada pelos espanhóis, essa cidade te leva para o passado e te faz sentir na Europa.

Vale a pena a passada no Museu Português, para saber um pouco mais da historia sobre o Uruguai.

Por ali se faz tudo a pé, já que as ruas são bem estreitas, assim como no Velho Continente mesmo.

Indo um pouco para a parte mais moderna, se é que podemos chamar assim já que a cidade toda é trabalhada na historia Portugal-Espanha, se vê a Rambla, uma ciclovia onde também se faz caminhada paralelo ao Rio da Prata. Uma qualidade de vida invejável.

Meu ponto de parada para jantar e apreciar um dos pores do sol mais lindo que já vi é o Farol que fica na Plaza Mayor.

De lá, por ser o ponto mais alto da cidade, consegue-se uma vista panorâmica do rio que divide Uruguai e Argentina.

Construído sobre onde antes era um Convento, hoje ele ainda atua auxiliando quem cruza o Rio da Prata. Ali, te garanto, você vai conseguir alguns dos cliques mais lindos para o seu álbum de fotos!

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO