São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Economia
Janeiro 30, 2018 - 05:18

Chuva forte deixa cidades da RMVale em alerta

Serviço. Oficiais da Defesa Civil visitaram as áreas de risco.

Monteiro Lobato. Agentes da Defesa Civil vistoriam áreas de risco

Foto: /Fabrício Lemos/Defesa Civil

Após Monteiro Lobato decretar calamidade pública, Caraguá, Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Campos do Jordão e Caçapava estão em alerta; chuvas fortes devem continuar

Julia [email protected]

Após a Prefeitura de Monteiro Lobato decretar estado de calamidade pública na última sexta-feira por causa das fortes chuvas que atingiram a cidade durante a última semana, outras seis cidades da RMVale entraram em estado de alerta.

Caraguatatuba e Ubatuba entraram em estado de alerta após alagamentos durante a tarde de sábado. Em Caraguá, uma família ficou desalojada.

São Sebastião, Ilhabela, Campos do Jordão e Caçapava entraram em alerta nesta segunda-feira após atingirem o nível máximo de água medido pela Defesa Civil.

"Esses índices são medidos após 72 horas de observação. Nos casos de alerta, as Defesas Civis Municipais iniciam os trabalhos de vistoria em campo. Quando é constatada a situação agravante, passa a ser realizada a retirada das famílias dos locais de risco. É importante ressaltar que, diariamente, várias cidades da região entram e saem do estado de alerta", explicou o capitão do Corpo de Bombeiros e coordenador da Defesa Civil do Vale do Paraíba, Fabrício Lemos. Ainda de acordo com o capitão, a previsão da Defesa Civil é que a região tenha pancadas intensas de chuva ao longo dos dois próximos dias.

SOLIDARIEDADE.

O Fundo Social de Solidariedade de São José dos Campos realizou no último sábado um plantão para receber donativos às famílias prejudicadas pelas chuvas em Monteiro Lobato. O governo estadual também enviou doações para as famílias. Foram entregues 50 cestas básicas, 50 kits de limpeza, 150 colchões e 2 mil peças de roupas.

Segundo a Defesa Civil, 120 moradores de Monteiro Lobato foram desalojados pela chuva. A cidade também registrou dois deslizamentos e duas quedas de barreiras na rodovia SP-50. Equipes da Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil trabalharam nos locais de risco no fim de semana..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO