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Economia
Janeiro 11, 2018 - 08:32

Telefonia, bancos e lojas lideram queixas de consumidores no Vale

Celular

Telefonia celular. Empresas do setor são as recordistas em reclamações de consumidores

Foto: Divulgação

Procon divulga relação com as 50 empresas que receberam mais reclamações de consumidores no ano passado, nas três maiores cidades da RMVale; serviço de defesa do consumidor registra 4.695 queixas e 50% de resolução

Xandu [email protected]

Companhias de telefonia, bancos e lojas de departamento lideram as queixas de consumidores feitas nas três maiores cidades do Vale do Paraíba no ano passado, segundo levantamento da Fundação Procon.

Na lista com as 50 empresas que mais receberam reclamações em cada município, São José, Taubaté e Jacareí acumulam 4.695 queixas em 2017, com média de 50,39% de resolução dos conflitos.

O grupo Claro/Net/Embratel foi líder de reclamações em São José e Taubaté e segundo colocado em Jacareí, acumulando 609 reclamações com média de 69% de resolução dos problemas.

A Vivo/Telefônica foi primeira colocada em Jacareí e segunda em São José e Taubaté, com 586 queixas registradas pelos consumidores. A média de resolução foi de 65,31%.

A terceira colocação é dividida por três empresas em cada uma das cidades: Bradesco (São José), Bandeirante Energia (Taubaté) e Tim Celular (Jacareí).

Completam o 'Top 5' de reclamações nos três municípios o Itaú Unibanco, o grupo Pão de Açúcar e a Sky Brasil.

Em São José, o Procon bateu recorde de atendimento em 2017: 87.571 consumidores recorreram ao serviço municipal, 22,49% acima do movimento do ano anterior, com 67.873 registros.

Para a coordenação do Procon, o aumento dos atendimentos se deve às palestras de defesa do consumidor dadas em escolas e unidades da Casa do Idoso, por exemplo.

PROBLEMAS.

Entre as empresas de telefonia, os três principais problemas identificados pelo Procon foram cobrança indevida, rescisão unilateral do contrato e serviço não fornecido.

Quantos aos bancos, as reclamações foram de cobrança indevida, contrato e cálculo de prestação em atraso.

As lojas de departamento tiveram problemas com produto entregue com defeito ou dano, demora na entrega e cobertura ou abrangência da garantia.

Nas três cidades, 79 empresas dominam lista de mais reclamações

O 'Top 50' das empresas que mais receberam reclamação em São José, Taubaté e Jacareí em 2017 traz 29 companhias que estão na lista das três cidades. Outras 13 empresas aparecem em duas cidades e 37 em apenas uma.

Com isso, as três listas trazem 79 empresas que lideram as reclamações de consumidores nas três maiores cidades do Vale, somando 4.695 queixas.

Do total, as companhias que aparecem nas três cidades somam 87,54% do total de queixas. O grupo conta com serviços de telefonia e TV a cabo, bancos, lojas e fábricas de equipamentos eletrônicos..

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