São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Economia
Janeiro 04, 2018 - 07:28

Fascinante, Riviera Maya é uma joia mexicana no Mar do Caribe

Riviera Maya

ESPETÁCULO. Viajante aproveita cenários paradisíacos e repletos de opções de esporte, lazer e diversão.

Foto: Divulgação

Diário de bordo traz as maravilhas desta praia localizada no México, que atrai cada vez mais turistas de todo o planeta. Além de praias incríveis, viagem oferece uma série de opções culturais, gastronômicas e de muito lazer

Maria Priscila @jornalovale

Não se surpreenda se começarem a surgir fotos de uma tal praia chamada Riviera Maya no seu Facebook ou no feed do Instagram.

Reconhecida como destino turístico em 1999, lá se tornou um dos 'points' mais importante do México e cresce diariamente aos olhos dos viajantes globais.

A costa do Estado de Quintana Roo, banhada pelo Mar do Caribe, se estende ao longo de 130 km abaixo de Cancún, em Puerto Morales, até Punta Allen, ao sul.

Anfitriã de praias desertas até verdadeiros conjuntos arquitetônicos entre hotéis, marinas, centros esportivos e restaurantes de vida noturna agitada, a Riviera Maya se destaca, entre tantas outras inúmeras coisas, pela sua versatilidade.

Playa del Carmen, por exemplo, era uma vila de pescadores e, hoje, palco de resorts e hotéis de bandeiras internacionais. Sua vizinha, Sian Ka'an, é a principal reserva ecológica do estado, um verdadeiro espetáculo da fauna e da flora locais.

Independente se durante a alta ou baixa estação, assim como no Brasil e tantas outras locações ricas em praias e aventuras, acompanhando as férias escolares e o verão, a atividade mais procurada pelos visitantes é o mergulho nas costas da Riviera, onde podemos encontrar o espetáculo do Gran Arrecife Maya, o segundo maior recife de corais do mundo.

AGENDA.

Mas, calma, nem só de natureza e aventura vive este multidestino. As agendas locais não são difíceis de encontrar em qualquer guia ou até na internet, mas podemos salientar alguns exemplos!

Assim como no Brasil, em fevereiro o Carnaval toma conta das ruas com toda a energia, bailes e desfiles que já conhecemos, mas com o toque das heranças maia e asteca.

Há também a Expo Tequila, sempre em agosto e sempre numa praia diferente. Reúne os maiores produtores mundiais da bebida e uma infinidade de amantes das famosas doses.

As festas de Lol Cah são, sem dúvidas, a maior herança maia: setembro é a época dos rituais que pediam pela vinda das chuvas.

E há, claro, o 2 de novembro, o chamado 'Día de los Muertos', que é sem dúvidas a festividade mexicana mais famosa do mundo. São incansáveis adaptações nas telonas, a celebração de mais de 3.000 anos em honra dos que já partiram é tudo, menos fúnebre. A tradição é honrar a vida dos que já se foram com alegria, festas e músicas, não se surpreenda quando vir as pessoas fantasiadas e maquiladas como caveiras em todos os cantos.

VIAGEM.

Em uma região tão diversa quanto esta e com agendas intermináveis, entramos, agora, em uma das maiores questões da vida de um jetsetter: a hospedagem. De acordo com dados do estudo de competitividade turística da Sectur (Secretaria de Turismo dos Estados Unidos Mexicanos) e da consultoria Marketing Consultant, ao fim de 2016, o México contava com mais de 17 mil hotéis e mais de 660 mil quartos. Por fim, e para compararmos com um destino mais comum a nossos ouvidos, Cancún possui 32.750 habitações contra os surpreendentes 46.470 da Riviera Maya.

Por lá uma novidade é o hotel chamado de UNICO, que recentemente levou duas vezes prêmios da WTA (World Travel Awards), considerado o 'Oscar do Turismo'..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO