São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Brasil
Janeiro 25, 2018 - 00:00

Fórum de Davos criará um novo centro global para cibersegurança

Encontro do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu com a chanceler alemã Angela Merkel em Davos, na Suíça

Forum. Angela Merkel, da Alemanha, e Benjamin Netanyahu, de Israel no Forum de Davos, na Suíça

Foto: /Amos Ben Gershom GPO

Ideia é fomentar desde Genebra a colaboração público-privada na luta contra as ameaças cibernéticas no mundo

Da Agência [email protected]

O Fórum Econômico Mundial anunciou nesta quarta-feira a criação de um Centro Global para o Ciberespaço, que estará em operação a partir de março e com o qual pretende fomentar desde Genebra a colaboração público-privada na luta contra as ameaças cibernéticas. A informação é da Agência EFE.

O diretor do Fórum, Alois Zwinggi, explicou em uma coletiva de imprensa que "claramente a cibersegurança se transformou em um dos temas mais importantes do mundo", já que o custo dos crimes cibernéticos chegam globalmente a US$ 500 bilhões a cada ano.

A segurança cibernética "afeta todos os aspectos da sociedade, incluindo o crescimento econômico", disse, para acrescentar que o Fórum vê como uma "clara necessidade de uma melhor cooperação" entre o setor público e privado. O Fórum Econômico Mundial, com sede em Genebra, "está comprometido - disse - em fazer o ciberespaço mais robusto e resistente", por meio da busca de soluções comuns.

O Centro se centrará em cinco áreas, mas quer seguir implementando e aproveitando fóruns e iniciativas atuais. Concretamente, o Fórum quer estabelecer um "depósito" para a informação cibernética, já que "é crucial que o setor público e o privado compartilhem dados globalmente", apontou Zwinggi.

O Fórum também pretende gerar oportunidades educativas em cibersegurança, especialmente em países com potencial para reforçar a defesa. Além disso, a organização quer elaborar recomendações para marcos reguladores neste campo e definir o futuro de cenários em matéria de cibersegurança..

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO