São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Viver
Dezembro 29, 2017 - 23:58

Especialistas respondem as principais dúvidas pesquisadas no Google

Google

Google

Foto: Reprodução

OVALE foi atrás de especialistas que respondessem as principais questões dos brasileiros no site de buscas; 'como fazer algo' esteve no topo do ranking de dúvidas

Paula Maria [email protected]

"Como?" Essa foi a principal pergunta feita ao Google neste ano. "Como se formam os furacões?" "Como ser bons pais?" "Como acalmar um cachorro durante uma tempestade?" "Como ajudar refugiados?"...

Foram inúmeras as perguntas que nos trazem uma conclusão: ninguém está disposto a ficar parado. Sair da zona de conforto e entender melhor o mundo são lemas atuais.

De olho nas buscas dos brasileiros nos últimos meses, OVALE selecionou as cinco perguntas mais realizadas e as respondeu. Curiosamente, elas são menos existenciais e mais práticas.

Confira!.

1- COMO FAZER UM OVO DE PÁSCOA

 Esteja em um local fresco e mantenha as mãos sempre fria para manusear o chocolate. A escolha da matéria prima é essencial para a qualidade do ovo. Para novatos a dica é usar o meio amargo, que tem menos gordura. Você vai precisar ainda de formas, um bowl de vidro, espátula e papel manteiga. Crie, recheie, decore, confeite e embale do seu jeito. (chef Fernanda Ferreira).

2-  COMO FAZER JEJUM INTERMITENTE?

Anos atrás acreditava-se que era necessário realizar várias refeições ao dia visando acelerar o metabolismo. Ou seja, pular refeições teria um efeito devastador na saúde metabólica, prejudicando o emagrecimento. Mas o jejum intermitente tem uma proposta contrária, que é passar muitas horas sem comer. É a privação total de comida durante um determinado período, que pode variar entre 12h e

23h. No entanto, esse tipo de jejum pode aumentar a fome, acarretar uma preocupação excessivas sobre os alimentos, diminuir o controle ao comer e aumentar o risco de se desenvolver transtornos alimentares. Durante a privação alimentar, o corpo se sente agredido e tenta buscar nas reservas os nutrientes que estão faltando para poder sobreviver. O individuo emagrece, mas perde músculo e gordura. Sendo assim, associar jejum intermitente a emagrecimento é atitude irresponsável. (Thais Fiori, nutricionista) 

3- COMO FAZER CREPIOCA?

Uma das receitas básicas de crepioca leva quatro ovos, 50g de goma de tapioca, 30g de queijo parmesão ralado, 20g de salsinha e sal a gosto. Bata os ovos e misture os ingredientes. Em uma frigideira bem quente, jogue o creme e faça uma crepioca de cada vez. Lembre-se de deixar fina a massa. Depois, recheie como preferir. (chef Gabriel Spaziani, do Auá Gastronomia)

4- COMO FAZER BACALHAU?

O primeiro passo é retirar o sal da peça e hidratá-la. Mantenha-a na geladeira e nunca varie a temperatura da água, que deve ser o suficiente para cobrir o peixe. Use água gelada. O tempo de dessalgue é

proporcional à espessura do bacalhau e pode chegar a 48h. Depois ferva o peixe e na sequência o coloque

novamente na água fria. (chef Paulo Ricardo dos Santos, do Marbelle)

5- COMO FAZER SPINNER?

Hand spinner é um brinquedo que gira na mão e que virou febre entre a criançada. Confira como fazer no link do 'Manual do Mundo'.

6- COMO FAZER ENQUETE NO INSTAGRAM?

Basta entrar no 'Stories', clicar no botão de figurinhas e escolher a opção 'Enquete' (Armindo Ferreira, consultor em novas tecnologias)

7-  COMO FAZER DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA?

Reúna toda a documentação necessária: CPF, informes de seus rendimentos ao longo do ano, recibos médicos, extratos bancários, contratos de compra e venda de imóveis, documento de transferência de automóvel e apuração do ganho de capital da vendas dos imóveis efetuadas no ano de 2017. Então entre no site da Receita Federal (www.fazenda.gov.br) e clique no ícone "IRPF 2018". Faça seu cadastro e siga adiante inserindo seus dados. Alerta! Se for a primeira vez, terá que ser feito todo o cadastro inicial do contribuinte, e daí por diante abrindo todas as abas e fazer a digitação dos dados, caso já seja o segundo ano, você poderá restaurar a declaração do ano anterior (verificar o caminho que você salvou neste ano, para conseguir importar) para dar continuidade.

Dentro do próprio programa existe um manual de perguntas e resposta que pode auxiliar bastante caso o contribuinte esteja com duvidas, ou se preferir contratar um profissional para auxiliar. O importante também é fazer a análise de caixa, com isso certamente o contribuinte não esquecerá de lançar nada! (Roberta Mantovani, contadora)

8- COMO FAZER KEFIR?

Kefir é um alimento probiótico cultivado em leite animal ou vegetal. Para obtê-lo, é necessário uma doação da chamada semente (que são as bactérias, que irão se multiplicar no líquido transformando-o em kefir, A cada 24h ou até mesmo 72 horas, deve-se coar ou conteúdo por meio de peneira de plástico e colocá-la em leite fresco. Assim transformando o kefir em uma bebida "sem fim". Armazene o kefir em recipiente de vidro ou plástico, nunca inox ou alumínio. (Sandra Chaves, empresária)

9- COMO FAZER QUEIJO MUÇARELA?

O queijo mais famoso do mundo, a muçarela é suave e de massa macia. É o queijo mais utilizado pelos brasileiros. A sua receita e o modo de preparo são bem complicados. Vale buscar receitas do modo de preparo no YouTube. Mas vou dar três dicas importantes: para fazer um queijo muçarela, não pode usar leite UHT (de caixinha). É preciso usar leite pasteurizado. Na hora do preparo, acrescente sal, ervas, pimentas e, se quiser, no momento em que estiver sovando o queijo depois de mergulhá-lo no soro quente. Isso dará um sabor especial e o deixará personalizado ao seu gosto e paladar.

Outro truque é deixar a mussarela mais úmida e macia, não deixe a coalhada ficar muito firme na panela e sove menos o queijo depois de mergulhá-lo no soro quente. (chef Nathália Pirino)

 10- COMO FAZER SLIME?

Slime é aquilo que antigamente era conhecido como geléca. Para aprender a fazer em casa veja vídeo do 'Manual do Mundo'

O QUE É?

1) O QUE É PANGOLIM?

Pangolim é um mamífero que tem o corpo coberto de escamas e vive nas zonas tropicais da Ásia e da África. Quando ameaçado, ele adota uma forma enrolada para se defender. Não possui dentes e alimenta-se de cupins e formigas, que captura usando sua longa língua viscosa. Ele tem uma forma anatômica semelhante aos tamanduás e tatus da América do Sul. Possuem peso máximo de 33kg - os machos são mais pesados do que as fêmeas. Suas patas são fortes e utilizam as garras para criar tocas e destruir formigueiros e cupinzeiros para se alimentarem. São animais noturnos e solitários e as fêmeas geram normalmente um filhote. (Alessandra Maria da Silva, bióloga)

2) O QUE É SARAHAH?

É um aplicativo em que as pessoas podem dar falar o que pensam sobre você para você de forma anônima. (Armindo Ferreira, consultor em novas tecnologias)

3) O QUE É TBT?

#TBT ou #ThrowbackThursday é uma hashtag utilizada para marcar uma postagem na qual o conteúdo remete ao passado. Numa tradução livre, significa "quinta-feira do retorno", pois originalmente as postagens desse tipo eram feitas nas quintas-feiras (assim como outros dias tinham suas tags, #MotivationMonday, #FridayFollow). Apesar de estudos apontarem que a utilização do termo é anterior às redes sociais, sua utilização no Twitter começa no final da década passada. A primeira utilização no Instagram foi em 2011 (segundo a revista 'Times', este é o primeiro post #TBT do Instagram: https://www.instagram.com/p/Bgz04/), e a utilização no Facebook é mais recente. (Vladislau Ferraz Buhler, consultor em redes sociais)

4) O QUE É UM ÁBACO?

Ábaco é um sistema de numeração em que, de maneira lúdica, estimula o raciocínio da criança. (Mariana Moreira, professora de matemática)

5) O QUE É SORORIDADE?

Sororidade é relativo a ordem de caridade. A palavra veio daí e foi se apropriando como algo relativo ao feminino e à união das mulheres em torno de algo que lhes seja comum. A busca da palavra tem relação ao feminismo atual e a posição que as mulheres têm defendido em contraposição àquela ideia lugar-comum de rivalidade entre mulheres, difundida principalmente pelo machismo. (Tiago Campos, professor de português)

6) O QUE É PÁSCOA?

A palavra Páscoa significa passagem. No caso, passagem da morte para a vida. Nós, cristãos, celebramos a Páscoa porque ela significa a Ressurreição de Jesus Cristo. (Cônego Paulo Cesar Nunes de Oliveira)

7) O QUE É HAND SPINNER?

O Hand Spinner é um brinquedo que tem vários rolamentos de skate: um no meio para fazê-lo girar e um em cada uma das três pontas para dar o peso e ele ficar equilibrado. Para mim, ele é um brinquedo só para girar e mais nada. Mas dizem que ele relaxa. E as pessoas começaram a fazer manobras com ele e esse é intuito: fazer manobras enquanto o brinquedo gira. (Gianlucca Paschetta, 11 anos)

8) O QUE É UM DIPLOMATA?

O trabalho de um diplomata envolve a representação do Brasil perante outros países e organizações internacionais. Esse profissional tem como função informar, negociar e acompanhar discussões internacionais, gerenciando as relações exteriores do governo brasileiro. É a fonte primária de informações do país em que está trabalhando, afim de subsidiar a tomada de decisões do governo brasileiro. (Marcelo Lemos, economista que estuda para o concurso de diplomacia).

9) O QUE É DESPACITO?

Despacito é "devagarinho", em espanhol. O termo tornou-se conhecido depois do hit homônimo de Luis Fonsi e Daddy Yankee. (Rafael Drummond, professor de espanhol)

10) O QUE É VALENTINE'S DAY?

Nos Estados Unidos, o dia de São Valentim é comemorado não só a fim de demonstrar o amor romântico, mas também para celebrar a amizade e o companheirismo. Portanto, filhos podem dar cartões para os pais, alunos para os seus professores e amigos para amigos, entre outros. Mas claro, os cartões, flores, chocolates e presentes fazem parte da demonstração de amor entre casais. (Érica Coelho, professora de inglês)

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO