São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Viver
Dezembro 28, 2017 - 23:07

Turistaas invadem espaços culturais e museus da RMVale

Emilia museu monteiro lobato

Emilia museu monteiro lobato

Foto: /Fotos: Aquário de Ubatuba/Divulgação (maior); Arquivo/OVALE (menor)

Danilo Alvim @DaniloAlvim_
Ubatuba

Terra de Lobato, cheia de paraísos naturais, rodeada de história. A RMVale registrou 1.039.102 visitantes nos museus espalhados pela região em 2016, de acordo com pesquisa anual realizada pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus).

Já em todo o território nacional o número de visitantes chegou a 29 milhões. A pesquisa foi feita com 920 instituições brasileiras por meio da aplicação do Formulário de Visitação Anual.

A maior procura na região foi registrada em Ubatuba com a passagem de 407.060 visitantes ao longo do ano.

O Aquário de Ubatuba foi um dos grandes responsáveis pela alta procura. A atração é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, principalmente na alta temporada de verão (dezembro e janeiro).

Com uma estrutura acessível, o local foi incluído no 'Guia de Museus e Centros de Ciências Acessíveis da América Latina e do Caribe' com outros 110 espaços de 10 países diferentes. Quem visita o aquário tem a oportunidade de conhecer de perto um pouco do complexo mundo marinho e interagir com algumas espécies.

"A interatividade que acontece no Aquário de Ubatuba é acessível a todas as pessoas, porque nossa missão é justamente essa: educação e diversão para todos", afirmou Hugo Gallo Neto, diretor do aquário, inaugurado em 1996.

Além dele, participaram da contagem o Museu do Caiçara, Museu a Céu Aberto da Tartaruga Marinha, Museu da Vida Marinha e Museu Histórico.

Outras cidades do Litoral Norte como Caraguatatuba e São Sebastião apresentaram uma procura menos expressiva, com 25.567 e 3.000 visitantes, respectivamente.

RANKING.

Capital da fé, Aparecida ficou em segundo lugar na pesquisa. O município que recebe milhares de fiéis ao longo dos anos registrou cerca de 350.075 visitantes em museus da cidade, no ano passado. Entre eles, o Museu Nossa Senhora Aparecida e o Museu Municipal José Luiz Pasin.

Taubaté, cidade que tem a literatura infantil como marca registrada, teve 112.943 visitantes durante o ano. Os museus Monteiro Lobato, Imagem e do Som e Paulo Camilher Florençano foram os representantes da cidade.

O frio da Serra da Mantiqueira, em Campos do Jordão, não ficou para trás e esteve bem representado com 88. 800 visitantes em um ano.

TURISMO.

Os museus de São José receberam 37.117 visitantes. Entre os pontos visitados estão os museus de Esporte, Municipal, Ecomuseu Campos São José e do Folclore.

Já Pindamonhangaba recebeu 14.540 pessoas no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro e Dona Leopoldina..

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO