São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Viver
Dezembro 15, 2017 - 23:48

Caçapava recebe peças do Museu de Arte Sacra de São Paulo

capa viver

capa viver

Foto: /Divulgação

Paula Maria [email protected]

Era 1223, quando São Francisco de Assis, montou - com fins didáticos - o primeiro presépio que se tem notícia, provavelmente nem imaginava que o feito se tornaria respeitada tradição em todo o mundo. E, é para celebrar o costume e a simbologia de cada peça que compõe o cenário do nascimento de Jesus Cristo, que Caçapava recebe e expõe, a partir desta segunda-feira (18), peças do Museu de Arte Sacra de São Paulo.

A mostra "Natividade - Artes em Presépio", montada no prédio da antiga escola estadual Ruy Barbosa, até o dia 2 de fevereiro, conta com 13 conjuntos - cerca de 150 peças - do acervo da instituição paulistana.

"Levamos eventualmente nossas peças ao interior do Estado para que mais pessoas possam ter acesso ao acervo exposto na capital. E, no caso, recebemos o pedido da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer local e resolvemos atendê-la", afirmou José Carlos Marçal, diretor do museu.

Entre as peças raras que estarão na exposição, destacam-se um presépio português do século 18, produzido em barro cozido, madeira e vidro; outro do México, de terracota pintada, do século 20; e um terceiro de Caruaru (PE), feito pelo mestre Vitalino, com barro cozido, também do início do século 20. Ainda no acervo, uma imagem em cobre de São Francisco de Assis, produzido pela artista Aurora do Embu (século 20).

"Nosso compromisso com a cidade é resgatar a sua história, de forma que o bom passado seja uma ponte contínua para um futuro melhor. Neste sentido, escolhemos a E.E Ruy Barbosa - prédio de 1907, único tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) em Caçapava - para abrigar a primeira exposição de arte de nossa gestão, como forma de acenarmos a sociedade sobre o resgate deste importante patrimônio", afirmou em nota o prefeito caçapavense Fernando Cid Diniz Borges (PV).

Segundo seus planos, a escola, cujo prédio hoje pertence ao

Estado, deve abrigar futuramente um centro cultural.

SIMBOLISMO.

A curadoria da exposição foi feita pelo museu de Arte Sacra, pela galerista Elda Varanda Dunley e pelo historiador Fabrício Correia, também secretário de cultura, esporte e lazer de Caçapava.

"Queríamos realizar uma exposição que apresentasse as tradições históricas da RMVale, com todo o seu simbolismo. Então resolvemos tentar essa parceria com a instituição que tem o acervo museológico de arte sacra mais representativo do país", afirmou Fabrício Correia.

Entre os nomes locais que terão suas peças expostas estão Darcy Breves de Almeida, Suely Camargo e Pierre Neto. As peças do museu paulistano - que estão na cidade deste sexta-feira - serão organizadas na manhã de segunda por museólogas.

O valor do investimento da prefeitura de Caçapava foi de R$ 12 mil, pagos no seguro das peças do museu, transporte delas por empresa especializada e vitrines para evitar o manuseio e contato físico do público com as esculturas.

Serviço.

A E.E. Ruy Barbosa fica na praça Dr. Pedro de Toledo, 136, Centro. A abertura oficial da exposição será às 19h desta segunda (18). Entrada gratuita..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO