São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Nossa Região
Dezembro 04, 2017 - 16:01

Defensoria Pública nega participação em habeas corpus de policiais em São José

30 policiais civis estão envolvidos na ação

30 policiais civis estão envolvidos na ação

Foto: Rogério Marques/OVALE

Defensoria afirma que nenhum órgão ou membro da instituição é responsável pelo habeas corpus dos 30 policiais civis que estão envolvidos na ação, acusados de facilitarem o tráfico na região


Um erro no cadastro do STJ sobre o habeas corpus dos policiais civis que receberam o pedido de prisão preventiva por estarem ligados ao tráfico na zona sul de São José dos Campos gerou alguns boatos e relatos sobre a participação da Defensoria Pública no processo.

Em nota, a Defensoria esclareceu o caso. "Diante de alguns boatos e relatos falsos que têm circulado em redes sociais na internet, a Defensoria Pública de SP esclarece que nenhum órgão ou membro da instituição é responsável por suposto habeas corpus ajuizado perante o Superior Tribunal de Justiça com relação a recente decisão do Tribunal de Justiça de SP que determinou a prisão preventiva de policiais civis no âmbito de uma investigação promovida pelo Ministério Público de SP".

A defensoria ainda ressaltou que o setor responsável do STJ será contatado para que promova a correção da informação.

O caso

Mais temida facção criminosa do Brasil, o PCC (Primeiro Comando da Capital) pagava um 'mensalão' para dezenas de policiais civis de São José dos Campos, com o objetivo de garantir o 'livre comércio' de drogas nas biqueiras localizadas no bairro Campo dos Alemães, principal reduto do tráfico na zona sul da cidade.

A denúncia, feita pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), foi apresentada à Justiça e levou à decretação da prisão preventiva de 36 acusados, incluindo 30 policiais civis, pelo TJ (Tribunal de Justiça) de São Paulo.

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO