São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Viver
Novembro 15, 2017 - 00:18

Tv Unitau faz websérie sobre a Viola

Thiago Molina

Som. Ivan Vilela, músico de Itajubá (MG)

Foto: Thiago Molina/Divulgação

Paula Maria Prado@paulamariaprado

Viola. O instrumento é português, mas, inserido na cultura brasileira, tornou-se parte integrante da vida caipira e de suas manifestações religiosas. Para contar a história dessa relação, está no ar no YouTube "Sou Viola Caipira", documentário produzido pela TV Unitau (Universidade de Taubaté) em parceria com o canal Futura, da fundação Roberto Marinho.

Dividido em quatro episódios, o vídeo aborda a história do instrumento, como ele foi inserido na cultura brasileira e se tornou presente na vida cotidiana.

"Esse é o terceiro grande projeto que fazemos na TV. Ele é parte de um compromisso que temos de divulgar as pesquisas acadêmicas para a comunidade", afirmou Thiago Molina, diretor de programação da TV Unitau.

O primeiro projeto foi a série "Coletivando", composto por 10 documentários sobre práticas pedagógicas desenvolvidas em salas de aula. O segundo trata do cineasta taubateano Amácio Mazzaropi (1912 - 1981) e as formas que a população se relaciona com a sua produção e os seus personagens.

"Na série 'Sou Viola Caipira', cada episódio trata de uma característica do instrumento musical", disse Molina. "E, apesar de vir do exterior, a viola caipira ganhou características brasileiras de acordo com os músicos e costumes daqui".

PRODUÇÃO.

O primeiro capítulo, chamado "Origem e História", mostra que a viola foi criada há aproximadamente 800 anos e chegou ao país trazido por portugueses. Principalmente no Sudeste e Centro-oeste, o instrumento tornou-se companheiro nos contos, causos e canções dos moradores locais.

No segundo episódio, "Da madeira ao som", uma descoberta: há apenas uma indústria que produz viola nos país. As demais que chegam ao mercado são importadas da China, uma forma de baratear seu custo. O vídeo mostra ainda diversas afinações e técnicas de como tocar o instrumento.

Em "Cultura e Fé", terceiro episódio, a devoção ganha musicalidade. As manifestações religiosas mostram-se presentes por meio dos acordes, cantos e danças folclóricas. Violeiros do Vale do Paraíba e de outras regiões do Sudeste mostram seu som.

Por fim, em "Rumos", uma aposta: como estará o uso do instrumento no futuro. Ocorre aqui uma mostra da diversidade de ritmos que podem ser tocados na viola: do rock ao baião nordestino, do clássico ao popular. A exploração de possibilidades dessa sonoridade está nesse capítulo.

"Foi um ano de produção, entre pesquisa, gravação e finalização. A equipe contou com oito pessoas, inclusive estagiários e alunos voluntários", afirmou o diretor.

PARCERIA.

A Unitau faz parte do programa Universidades Parcerias do canal Futura, desde junho de 2013. A proposta visa possibilitar a troca de experiência e a produção de conteúdo para programas jornalísticos e de variedades.

Os documentários são exibidos, em rede nacional, na programação do canal e será o primeiro trabalho de uma universidade a fazer parte do Futura Play, plataforma on-line do canal que pode ser acessada de qualquer lugar, sem a necessidade de cadastro. Para acessar: www.futuraplay.org.

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO