São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Viver
Novembro 03, 2017 - 22:57

Games ganham espaço em inovação nas salas de aula

game mumor

EXTRA. Neste final de semana chega às bancas a revista Educação & Carreiras, que traz em sua capa as novas formas de pensar o ensino

Foto: /Divulgação

Paula Maria [email protected]
São José dos Campos

Dois blocos: de um lado a República Federal da Alemanha, constituído pelos países capitalistas; de outro, a República Democrática Alemã, dos países socialistas. Entre eles, um muro. O Muro de Berlim, com 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme.

Você tem um única missão: passar de um lado para o outro. Esse é o mote do game "Pule o Muro", idealizado por Fred Di Giácomo Rocha, jornalista e produtor de jogos educativos.

O game, produzido para a revista "Galileu" (Globo), faz parte de uma das novas metodologias de ensino que têm ganhado espaço nas escolas, chamada de gamificação. Trata-se de jogos on-line que ajudam estudantes a assimilarem de maneira lúdica o conteúdo.

"Os games têm dois 'superpoderes': imersão e simulação. O poder de simulação te faz viver uma experiência virtualmente, e o poder de imersão concentra o foco do usuário", afirmou ele, que também é autor de "Science Kombat" (https://goo.gl/uHMzGv), com alguns dos principais cientistas do mundo, criado para a "Superinteressante" (Abril), entre outros que já saíram do ar, como "Filosofighters" e "Corrida Eleitoral".

"O fato de ser divertido diminui a resistência do estudante e aumenta a sua resiliência. O foco de um jogo educacional é informar, educar e divertir. Se ele só informa, não é um jogo. Se só diverte, não é educativo. O game designer tem que equilibrar essas duas missões de maneira perfeita", disse o especialista.

O jornalista conta com uma equipe de pedagogos que define metas as educativas.

JOGOS GRATUITOS.

Muitos dos jogos on-line disponíveis gratuitamente na rede são desenvolvidos pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Comunidades Virtuais da Uneb (Universidade do Estado da Bahia).

São produções que estão disponíveis para comunidades de pesquisadors, jogadores, professores, pais e especialistas.

Entre eles estão D.O.M. (Matemática); Industriali (Revolução Industrial); Tríade (Revolução francesa); Guardiões da Floresta: Gamebook (Floresta Amazônica); In Situ (Sistema imunológico) e Aventura no Pólo (Petróleo). Confira no links: https://goo.gl/Kg114r..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO