São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Nossa Região
Novembro 14, 2017 - 18:20

Programa UBS Resolve é implantado na zona norte de São José

UBS Resolve

UBS Resolve

Foto: Claudio Vieira/PMSJC


A UBS da Vila Paiva, na região norte de São José dos Campos, será a 7ª Unidade Básica de Saúde a receber o programa UBS Resolve. A coleta de sangue para exames laboratoriais começa no próximo dia 23 de novembro, a partir das 8h. 

A UBS da Vila Paiva foi ampliada em 180 metros quadrados, ao custo de R$ 236.045, recurso proveniente de emenda parlamentar. A obra, que teve início em dezembro do ano passado, acaba de ser concluída. A unidade ganha 4 novos consultórios, 1 sala de coleta de sangue para exames laboratoriais, sala de atividades coletivas, dois sanitários para o público e dois vestiários.

A UBS da Vila Paiva tem 12.192 usuários cadastrados e três equipes do programa Estratégia Saúde da Família. A unidade conta com 3 médicos generalistas, 1 pediatra e 1 ginecologista. Com o programa UBS Resolve, estão previstos cerca de 10.000 procedimentos por mês.

A coleta realizada dentro da própria unidade evita o deslocamento do paciente, que sai da consulta com a data e hora marcada para a realização do exame e tem o resultado, em mãos, no dia do retorno ao médico.

O objetivo do UBS Resolve é tornar a unidade básica de saúde mais resolutiva nas áreas de clínica médica, ginecologia e pediatria. Além da implantação de um posto de coleta, o programa já adotou a prática da agenda aberta para agendamento de consultas. Desde o início do ano, as rotinas das UBSs também incorporaram novos procedimentos e protocolos.

O programa UBS Resolve começou a ser implantado em janeiro, na unidade de Eugênio de Melo, região Leste. Depois, chegou às UBSs do Jardim São José 2 (Leste), Jardim Limoeiro (Oeste), Residencial União (Sul) e Jardim Interlagos (Sul), todas no mês de maio. A sexta unidade, no Campo dos Alemães (região Sul), começou a oferecer os serviços em junho.

Nas seis unidades em que o programa foi implantado, já foram realizados 140 mil procedimentos.

Unidades onde o UBS Resolve está presente

•Eugênio de Melo

•Jardim São José 2

•Residencial União

•Jardim Limoeiro

•Jardim Interlagos

•Campo dos Alemães

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO