São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Nossa Região
Novembro 13, 2017 - 12:34

Alunos apresentam projetos inovadores na Expo ETEP

Evento apresenta projetos desenvolvidos por alunos dos cursos médio técnico, graduação e de pós-graduação

Evento apresenta projetos desenvolvidos por alunos dos cursos médio técnico, graduação e de pós-graduação

Foto: Divulgação

Evento acontece nos dias 16, 17 e 18 de novembro em todas as unidades


Entre os dias 16 e 18 de novembro acontece, em todas as unidades da ETEP, a 24ª edição da Expo ETEP. Com o tema “Projete seu futuro com tecnologia e inovação”, o evento apresenta projetos desenvolvidos por alunos dos cursos médio técnico, graduação e de pós-graduação. O evento é gratuito e aberto ao público, mas é necessária inscrição prévia por atividade e por unidade.

O histórico da feira remete a projetos promissores, inovadores e que podem ser aplicados em diversas áreas do mercado. Este ano, serão mais de 50 projetos em exposição e, dentre esses, muitos foram pensados com intuito de inclusão social e resolução de problemas.

Um exemplo é um ‘ponto de ônibus inteligente e interativo’ criado por alunos do curso técnico de Mecatrônica. A ideia é beneficiar tanto o deficiente visual, que pode ouvir através de um autofalante qual a linha de ônibus que se aproxima, numa distância mínima de 50m, quanto o deficiente auditivo, que pode visualizar em uma tela as informações sobre as linhas. Ainda na parte de inclusão social, vale destacar um grupo de alunos do ensino médio técnico que criou um dispositivo automático e portátil de leitura em braille.

Além desses, há também o “Fast Freeze”, um eletrodoméstico de resfriamento rápido que, através do uso de tecnologia especifica, resfria latas de bebidas em poucos segundos; um sistema de produção hidropônica para plantações, que promete reduzir o gasto de água, trabalhando com ciclos de irrigações; uma bicicleta elétrica movida a energia solar; um adaptador auxiliar mecanoterápico para tratamento e reabilitação de cães e gatos; um extrator de suco de laranja; uma máquina automática de chinelos, dentre muitos outros.

“A feira já se tornou uma vitrine para que a comunidade em geral e para que empresários da região conheçam o trabalho e talento dos nossos alunos”, afirma a coordenadora de extensão da ETEP, Débora Souza. “Muitos dos trabalhos que serão apresentados têm alto índice de inovação, podem ser patenteados ou até mesmo incorporados por empresas que tenham interesse”, explica a coordenadora.

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO