São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Nossa Região
Novembro 10, 2017 - 22:43

Na contramão, indústria do Vale registra saldo negativo de vagas

Ford

Estado. Indústria paulista teve em outubro maior oferta de empregos dos últimos sete anos, diz o Ciesp

Foto: Rogério Marques/ Arquivo OVALE

Região perdeu 370 postos de trabalho no setor industrial no mês de outubro, enquanto o segmento gerou 2,5 mil empregos em São Paulo, que registra saldo positivo nos últimos dois meses; Vale segue na contramão do Estado

Xandu [email protected]

Pelo terceiro mês consecutivo, as indústrias do Vale do Paraíba perderam emprego enquanto o setor aumenta postos de trabalho no Estado, que gerou vagas em setembro e outubro.

O emprego industrial registrou fechamento de 370 vagas na região, em outubro, e criação de 2,5 mil empregos no Estado no mesmo mês, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

É o sétimo mês do ano com perda de vagas nas indústrias da região. O setor só teve três meses com saldo positivo.

Além disso, o saldo negativo de 370 postos de trabalho em outubro é o terceiro pior desempenho de 2017, perdendo apenas para maio (-690) e agosto (-650).

No acumulado do ano, entre janeiro e outubro, a RMVale fechou 1.400 empregos, número que sobe para 2.900 cortes nos últimos 12 meses. No Estado, foram gerados 9.000 empregos em 2017.

"Nem as vagas perdidas estão sendo repostas. Falta confiança e recursos aos empresários para investir e gerar emprego. É preciso desonerar a produção rapidamente no país", disse o diretor do Ciesp em São José, Almir Fernandes.

REGIONAIS.

Nas 35 regionais do Ciesp no Estado, a de Jacareí (três municípios) foi a segunda com o pior índice de desemprego em setembro: -1,68%, o equivalente a 200 empregos cortados. No ano, Jacareí acumula 650 empregos perdidos, mesmo número dos últimos 12 meses.

Formada por 28 cidades, a regional de Taubaté fechou 20 empregos em outubro, cortou 50 no ano e perdeu 1.110 vagas nos últimos 12 meses.

São José, com oito municípios, também perdeu empregos: 150 cortes em outubro, 700 fechados no ano e 1.150 nos últimos 12 meses..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO