São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Economia
Novembro 13, 2017 - 16:54

Caoa adquire 50% da Chery e anuncia investimentos de US$ 2 bilhões

Automóveis. A fábrica da Chery, localizada em Jacareí

Automóveis. A fábrica da Chery, localizada em Jacareí

Foto: Divulgação

Xandu Alves
Jacareí

O grupo Caoa adquiriu 50% da operação da montadora chinesa Chery no Brasil e anunciou US$ 2 bilhões em investimentos ao longo dos próximos cinco anos. Com isso, surge a marca Caoa Chery, chamada pelo grupo de “nova montadora 100% nacional”.

Distribuidor das marcas Ford, Subaru e Hyundai no Brasil, a Caoa tem uma linha de montagem em Anápolis (GO), com capacidade para 86 mil veículos por ano, e assume a fábrica da Chery em Jacareí, para 50 mil veículos por ano.

Haverá produção de veículos Caoa Chery nas duas fábricas, informou o grupo, que não tem expectativa de abrir uma terceira fábrica. Os investimentos não foram detalhados.

Em nota, a companhia disse que “trata-se de um momento antológico para a indústria automotiva do Brasil”. E completou: “Além de lançar a nova marca, irá desenvolver soluções inovadoras e parcerias para crescer e ganhar competitividade global, passando a exportar para toda a América Latina”.

Guirá Borba Guimarães, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos na Chery, disse que a notícia da venda chegou em boa hora. “Não existe temeridade de demissões e pode representar mais investimento na planta. A Caoa tem maior participação no mercado”.

A Caoa conta com mais de 180 concessionárias e 1.100 vendedores, além de 3.400 profissionais em oficinas. A companhia é considerada a maior rede de operação, distribuição e fabricação de automóveis da América Latina e já ultrapassou a marca de 1,2 milhão de veículos vendidos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO