São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Política
Novembro 02, 2017 - 00:14

Izaias amplia base na Câmara de Jacareí com desembarque de ex-aliados do PT

PSD

No ninho. Vereador do PSD diz que PT foi 'estratégia política' em 2016

Foto: /Divulgação/CMJ

Aliança firmada com o PT nas eleições municipais de 2016 ficou no passado, PSD assume oficialmente apoio ao prefeito Izaias Santana (PSDB). Partido busca se reestruturar em Jacareí e mira a presidência do Legislativo

Hernane Lélis@hernanelelis
JACAREÍ

O prefeito Izaias Santana (PSDB) ampliou sua base política na Câmara de Jacareí. Autor de grande parte dos projetos que dominaram a pauta de votação nas últimas sessões, o tucano conta agora com o apoio oficial dos dois vereadores do PSD. O partido, aliado do PT nas eleições municipais de 2016, também aparece como uma das principais opções para assumir a presidência do Legislativo.

O PSD desembarcou oficialmente para a base do governo com a indicação do vereador Paulinho do Esporte para a presidência do partido e de Juarez Araújo para o cargo de secretário geral. As mudanças aconteceram no último dia 15 e, segundo o novo cacique da sigla, a proposta é construir uma nova estrutura política ao PSD na cidade. "Exatamente. Até o coordenador regional do partido esteve aqui e confirmou nosso apoio ao prefeito", disse Paulinho do Esporte, ressaltando que antigos mandatários devem se desfiliar.

Sobre a aliança firmada com o PT, o parlamentar explicou que tudo fazia parte de uma "estratégia política". "O candidato a prefeito era do nosso partido, o PT estava nos apoiando. Eles fizeram um grande trabalho em Jacareí, mas a população quis mudança", explicou Paulinho.

O prefeito tem agora uma base considerada sólida entre os parlamentares. Dos 13 vereadores, 10 apoiam o tucano.

Somente os dois petistas na Câmara são declaradamente da oposição. Fernando da Ótica (PSC), eleito na chapa do PSDB e favorável a todos projetos apresentados por Izaias, se diz "independente".

PRESIDÊNCIA

Nos bastidores do Legislativo, já existe movimentação para a disputa da presidência da Casa no biênio de 2019 e 2020. A chegada do PSD colocou Juarez Araújo como provável candidato. Rodrigo Salomon (PSDB) e Abner de Madureira (PR) também podem concorrer..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO