São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Nossa Região
Outubro 12, 2017 - 01:18

Rainha do Brasil, Santa do Povo completa 300 anos de fé e devoção

Rota da Fé - Basílica de Aparecida

Rota da Fé - Basílica de Aparecida

Foto: dfgsd

OVALE relembra o surgimento da 'santinha dos pobres', a mãe de todos os brasileiros, a Rainha do Brasil; todos os nomes remetem à Nossa Senhora Aparecida, cujo tricentenário é celebrado nesta quinta-feira em Aparecida

Xandu [email protected]
Aparecida

Do barro enegrecido pelas águas do rio Paraíba, a Senhora surgiu na rede de três pescadores pobres, mas ricos de espírito. Eles a pegaram sem a cabeça, uma estatueta desconhecida. A 'fome' da alma os fez encontrarem, logo depois, a cabeça da imagem.

Era Nossa Senhora da Conceição, santa portuguesa que viraria Aparecida e se tornaria a Santa do povo brasileiro. Estátua negra a ensinar a fé dos humilhados.

Isso foi há 300 anos e a fé desse povo sofrido só aumenta. É pela Senhora que eles rastejam de joelhos, cruzam estradas, vencem calor e chuva, carregam cruzes pesadas, choram, agradecem, rezam e pedem intervenção e misericórdia.

A Senhora é a Mãe deste povo, foi coroada Rainha do Brasil, mas continua simples como aquela imagem resgatada do rio, em 1717. Acolhedora. Mãe dos brasileiros.

A devoção começou em capelinhas e hoje se espalha pelo país, com o coração fincado em Aparecida, a Casa da Mãe, Santuário Nacional que recebe 12 milhões de seus filhos todos os anos.

Pelas portas desta Basílica materializa-se a "maravilha de aquarela que surgiu, o manto azul da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida", como canta Paulo César Pinheiro.

Hoje é dia de celebrar 300 anos de filiação ao amor materno da Santa, cujo manto azul inspirou, entre tantas outras coisas, a camisa azul que a Seleção Brasileira usou na final da Copa do Mundo de 1958, a primeira conquista.

Debaixo de seu manto celestial e sagrado, hoje cantarão milhões de brasileiros, como Renato Teixeira em 'Romaria': "Como eu não sei rezar, só queria mostrar meu olhar, meu olhar, meu olhar"..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO