São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Nossa Região
Outubro 10, 2017 - 23:22

Cheia de romeiros, Aparecida vai ter a 'maior festa de sua história'

Romeiros

Romeiros

Foto: Rogério Marques/OVALE

Movimento de peregrinos é crescente desde a semana passada, porém ganhou nova proporção a partir desta terça-feira, primeiro dos três dias de festa dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida; a missa será nesta quinta

Xandu [email protected]
Aparecida

"Parece que o mundo veio para Aparecida". A frase é de Maria Lourdes de Fátima, de 53 anos, comerciante com nome inspirado em santas católicas e que toca uma loja de suvenires em Aparecida.

Para ela, a festa dos 300 anos de encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida será "a maior de todos os tempos", com romeiros chegando de todo o país.

O movimento é crescente desde a semana passada, mas tomou novas proporções a partir desta terça. Neste ano, a festa será dividida em três dias --100 anos de celebração a cada dia--, até a próxima quinta, quando será celebrada a missa solene, às 9h30, no Santuário Nacional de Aparecida.

A expectativa é de 400 mil peregrinos entre 10 e 12 de outubro e mais de 1 milhão no mês todo. Na cidade, os mais de 200 meios de hospedagem, entre hotéis e pousadas, estão chegando a 100% de suas instalações reservadas para romeiros. São mais de 35 mil leitos ocupados.

"A cidade está lotada. A crise no país é financeira, mas não afetou a fé", disse o empresário Ernesto Elache, ex-presidente do Sinhores (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares) de Aparecida.

Além de Aparecida, peregrinos estão ocupando leitos em cidades vizinhas, como Guaratinguetá, Lorena e até Cachoeira Paulista.

NovaDutra e polícia interditam a faixa na Via Dutra em Aparecida para os romeiros

A concessionária CCR NovaDutra e a Polícia Rodoviária Federal interditaram a faixa da direita para o tráfego de veículos, entre os quilômetros 72,1 e 72,8 da Via Dutra, no sentido São Paulo, na região de Aparecida.

A medida é necessária para a segurança dos grupos de romeiros que caminham pela estrada em direção ao Santuário Nacional de Aparecida, por causa da festa dos 300 anos da santa.

No local, o tráfego segue por duas faixas de rolamento.

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO