São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Nossa Região
Outubro 10, 2017 - 01:35

Abrigo adota cachorro para 'ajudar' crianças de Jacareí

Cachorro

Cão. Tufão foi adotado para ajudar a criar um ambiente caseiro ao abrigo

Foto: /Cristina Reis/PMJ)

Iniciativa, inédita na cidade, contou com apoio da prefeitura, que visa estimular a adoção de animais para tratamentos de saúde no município; criança foram vítimas de violência

Hernane Lé[email protected]
Jacareí

Crianças e adolescentes vítimas de maus-tratos e outros tipos de violência em Jacareí ganharam um novo companheiro no abrigo Vicente Decária, entidade sem fins lucrativos da cidade. Abandonado há seis anos no Canil Municipal, Tufão, como é chamado um pequeno cachorro vira-lata, foi escolhido para um projeto piloto de tratamento psicoterapêutico na instituição.

Tufão mudou para o abrigo nesta segunda-feira (9) e já está familiarizado com o local. Ele foi escolhido entre cerca de 50 cachorros que estão no canil pela adolescente G.O., de 14 anos, para se juntar aos moradores do abrigo. "Gostei dele. Ele é muito carinhoso", disse a garota.

Trata-se da primeira vez no município que uma entidade adota um animal de estimação. De acordo com o psicólogo Adriano Benedito da Fonseca, o objetivo é fazer com que o espaço fique o mais próximo possível do ambiente de uma casa.

O abrigo Vicente Decária é o lar provisório de 14 crianças e adolescentes. A proposta é que Tufão possa participar de atividades em grupos e que os cuidados com ele seja de responsabilidade das crianças.

"Tínhamos a ideia de adotar um animal desde o ano passado. Deixamos as crianças decidirem se devíamos adotar, elas nomearam um representante para escolher o cachorro, optaram por manter o nome e preparam tudo para receber ele. Essa demonstração de cuidado é muito importante", avaliou Fonseca.

ADOÇÃO

O projeto, mantido em parceria com a prefeitura, pretende estimular a adoção do tratamento psicoterapêutico por outras entidades do município, como asilos, hospitais e clínicas. "Se todas as instituições fizessem o mesmo seria perfeito", afirmou Joelma Prilips, gerente de Trabalho Comunitário de Proteção Animal da Secretaria de Meio Ambiente. Quem tiver interesse em adotar um animal pode procurar a Secretaria de Meio Ambiente na Rua Lamartine Delamare, 153, no centro de Jacareí..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO