São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Viver
Setembro 26, 2017 - 23:22

Restaurantes de São José promovem evento relacionado à história local

Praça Jardim Aquarius

Praça Jardim Aquarius

Foto: Julio Carvalho / Sky Vision

Primeira edição do 'Menutur' qur valorizar o turismo da cidade

Da Redaçã[email protected]
São José dos Campos

São José dos Campos tem ponto turístico, sim! Isso é o que garante os donos de restaurantes da cidade. Acontece na cidade, a partir dessa quarta-feira, o 1º MenuTur.

Trata-se de um evento gastronômico em que durante 12 dias serão apresentados pratos onde, pelo menos, um dos ingredientes têm de estar relacionado à historia local.

"Queremos que as pessoas conheçam e valorizem os atrativos turísticos e também que sejam divulgadores da cidade tanto para familiares e amigos, quanto para visitantes", afirmou em nota Ricardo Sampaio Alcântara, presidente da Convention & Visitors Bureau, associação responsável pela ação.

DESAFIO.

Além de usar ingredientes locais, os pratos são inspirados em nomes ou referências a pontos turísticos. Foi um desafio para os chefs.

Hugo Rabello, do Novotel, escolheu a truta para representar a igreja Matriz. "É uma espécie de peixe cultivada na região da Serra da Mantiqueira e muito apreciada pelos joseenses", disse, também em nota, o cozinheiro.

A Troina Pizza Gourmet criou uma pizza para o parque Santos Dumont. O empresário se inspirou em uma das criações do pai da aviação: o ultraleve. A pizza, cuja massa é feita de crostine, leva como recheio tomate cereja, manjericão fresco, alho, azeitonas e parmesão.

Já o restaurante Sane Sushi irá homenagear a praça do Torii. No prato, elementos brasileiros como milho, mandioca, fubá e cachaça. O arroz, por exemplo, leva milho; o peixe foi temperado com cachaça e enrolado na palha do milho.

A truta Burle Marx, do restaurante Dona Ema, é inspirada no Parque da Cidade. No prato, as palmeiras imperiais estão representadas pela pupunha grelhada; os brócolis são as áreas verdes existentes no parque; e o lago aparece na truta grelhada. Finalizando, flores comestíveis inspiradas no borboletário.

O Empório Peixes e Cia. homenageará o DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) na Vieira Gratinada DCTA. E o bar do Sampaio fez o prato Mirante do Banhado, que leva bolinho de arroz com bacon, linguiça de porco e fraldinha com alho.

O MenuTur comemora o Dia Mundial do turismo e segue até o próximo dia 8 de outubro. Informações: www.visitesaojosedoscampos.com.br..

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO