São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Ideias
Setembro 11, 2017 - 23:29

BUSCANDO FORMAS DE SE COMUNICAR

Ana Elisa Moreira Ferreira Diretora Executiva da Univoz Consultoria em Comunicação Humana

A dificuldade de falar em público é uma realidade presente na vida de muitas pessoas. São comuns os casos de quem não consegue se expressar, apresentar um trabalho ou uma palestra, se posicionar em uma reunião de trabalho, independentemente do número de ouvintes. E se engana quem pensa que apenas "pessoas normais" podem passar por essa situação; muitas personalidades, como o produtor e diretor de cinema, Steven Spielberg; o fundador da Microsoft, Bill Gates e o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, por exemplo, já sofreram com problemas ao ter que discursar para outras pessoas.

Falar em público é muito mais do que uma simples apresentação, é escolher uma postura, um tom de voz, a forma adequada de dizer o que precisa, é gerar transformação e conexão. Quando estamos em evidência, nossos hormônios se desregulam, ficamos nervosos e podemos sentir vários sintomas físicos, como dor de estômago, rosto queimando e suor frio. Um dos caminhos para conseguir se apresentar em público é o treinamento pessoal com orientações, exercícios e feedbacks especializados.

Saber falar em público é mais do que importante, é essencial! As pessoas precisam compartilhar conhecimentos, negociar, liderar e se expressar com competência. Falar com segurança, propriedade e objetividade faz com que o indivíduo marque presença e valorize o que sabe. Aquele que sabe se comunicar bem ganha mais visibilidade, mais prestígio, é melhor avaliado em suas habilidades, o que pode trazer um forte diferencial na vida pessoal, no trabalho e em sua a carreira..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO