São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Ideias
Setembro 06, 2017 - 23:36

ADOÇÃO: CELERIDADE COM SEGURANÇA

Pollyana Gama Deputada Federal pelo PPS

Nesta semana votamos na Câmara dos Deputados projeto de lei que versa sobre processos de adoção. Adotar é antes de tudo um ato de amor, até porque as dificuldades como burocracia, discriminação, preconceito enfrentadas por quem quer adotar, e crianças, adolescentes que aguardam a adoção, exigem persistência, esperança, e sobretudo amor.

Dados do Cadastro Nacional de Adoção revelam que há 44 mil crianças e adolescentes vivendo em abrigos, sendo 5.464 em condições para adoção.

Em contrapartida, 30 mil famílias aguardam na lista de espera. Urge a necessidade de aperfeiçoar o instituto da adoção no ordenamento jurídico.

Importante compartilhar alguns pontos do texto: apadrinhamento afetivo; diminuição do tempo de prolação da sentença de adoção de seis para três meses; prioridade no cadastro às pessoas interessadas em adotar irmãos, crianças/adolescentes com deficiência; garantia de direitos trabalhistas ao pai ou mãe adotante, incluindo estabilidade provisória, o direito de amamentação. Tais pontos são percebidos como conquistas significativas na garantia de celeridade e segurança nos processos de adoção.

O projeto aprovado na Câmara dos Deputados segue para o Senado e anseio que seja deliberado o quanto antes. Para cada criança e adolescente que aguardam pela adoção, um dia a mais num abrigo tem significado que o sonho de um novo lar fica mais distante de realizar. Que o Congresso seja a ponte necessária para constituição de novos lares, conferindo real sentido à vida de milhares de brasileiros..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO