São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Viver
Agosto 10, 2017 - 23:47

Cia. Independente de Teatro ganha novo espaço em São José

Teatro Sério Mamberti

Independência. Erik Garcia abre as portas de novo teatro escola

Foto: /Rogério Marques

Paula Maria [email protected]
São José dos Campos

"Em um momento em que a cultura está tão renegada a segundo plano pelo poder público, fazer parte de uma resistência é importante", cravou Sérgio Mamberti, que dá nome a mais um espaço independente, inaugurado no final de julho e "mantido na raça" em São José.

"Erik Garcia me deu um presente. O espaço ainda é modesto mas ele serve exatamente ao seu propósito de formação de público e de novos atores e de fomento da nossa arte", continuou o ator com mais de 50 anos de carreira, ex-Ministro da Cultura, e que tem no currículo alguns dos prêmios mais importantes do teatro brasileiro, como o APCA.

Localizado na rua Carvalho de Araújo, 68, Centro, o teatro escola Sérgio Mamberti é parte de um sonho de Garcia e sua esposa, a atriz Kathleen, fundadores da Cia. Independente de Teatro há quase 15 anos.

"Nós já tínhamos a nossa companhia e vimos que chegou a hora de termos o nosso próprio teatro. Em meio a isso, comecei a montar um monólogo, 'Hamlet' (1609), de William Shakespeare, e pesquisando com um amigo, Sylvio Bandy, cheguei ao trabalho de Mamberti", contou ele, que também é ator e diretor.

Para Garcia, espaços como estes são importantes a medida em que têm ajudado a movimentar a cena cultural da cidade.

"São pontos de cultura e um dos focos é trazer cursos artísticos a preços acessíveis", disse. "Por outro lado, percebemos um maior interesse das pessoas pelo fazer teatral. Elas parecem ter redescoberto as funções sociais do teatro. Afinal, nem todo o mundo que se dedica à arte cênica se torna profissional. Muitos, aliás, nos procuram para melhorar uma timidez, trabalhar a coletividade e a criatividade".

RESISTÊNCIA.

A fala de Garcia resume o pensamento também de Mamberti. "Ainda que o teatro esteja inserido em um processo econômico, ele não pode ser visto apenas por sua lucratividade, baseado pura e simplesmente nas leis de mercado. Ele cumpre também uma importante função social", disse.

"Fazer arte nunca foi fácil. Principalmente quando você pensa que outros meios - como televisão e cinema - têm uma maior abrangência. Mas nada substitui o contato do ator com o público. E nossa sina é essa: trabalhar para que mais pessoas tenham acesso a bens culturais. Passam-se os anos e continuamos aqui, resistindo", finaliza.

PROGRAMAÇÃO.

Além dos cursos, a escola teatro Sérgio Mamberti realiza trabalhos em parceria com escolas, e estreou essa semana o primeiro Festival de Cenas Curtas no último sábado (5). Já a montagem de "Hamlet" está em fase de produção e deve estrear final do primeiro semestre de 2018.

Informações: www.facebook.com/Escolateatromamberti..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO