São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Viver
Agosto 10, 2017 - 01:53

Taubaté inicia formação do Conselho Municipal de Cultura

Personagens do Sítio do Pica-Pau amarelo, em Taubaté

Personagens do Sítio do Pica-Pau amarelo, em Taubaté

Foto: Divugação/Divulgação

Redação @jornalovale
Taubaté

Taubaté inicia no próximo sábado (12) uma série de fóruns que culminará na constituição do Conselho Municipal de Cultura, um dos componentes do Sistema Municipal de Cultura de Taubaté. O conselho é o órgão de participação social que representa a sociedade civil junto ao poder público para tratar de assuntos relacionados à cultura.

As reuniões dos fóruns setoriais já estão agendadas e serão sempre às 14h no Centro Cultural Toninho Mendes. Nos dias 12 de agosto e 2 de setembro estão convidados representantes de artes visuais, design, artesanato, patrimônio histórico, arquitetura e urbanismo, audiovisual e arte digital.

Nos dias 19 de agosto e 16 de setembro será a vez dos interessados em música, artes cênicas (teatro, dança e circo), cultura popular (culturas étnicas e tradicionais) e empresas e produtores culturais.

E nos dias 26 de agosto e 23 de setembro o fórum setorial será direcionado para trabalhadores da cultura, instituições culturais não-governamentais, patrimônio cultural material, literatura, livro, leitura e biblioteca.

Toda a sociedade pode participar conforme o interesse.

FUNCIONAMENTO.

A composição do conselho é de 24 titulares e igual número de suplentes. Ao todo, 12 órgãos do poder público serão representados por conselheiros indicados pela administração pública e 12 setores da sociedade civil serão representados por conselheiros eleitos pela própria sociedade.

As diretrizes do processo eleitoral para a escolha dos conselheiros da sociedade civil já foram definidas em uma audiência pública em julho. Quem tiver interesse em se candidatar a conselheiro deve escolher um setor de representatividade. O candidato deve ter mais de 18 anos, não pode ser funcionário do poder Executivo Municipal e autarquias, nem ter parentesco com funcionários da Secretaria de Turismo e Cultura.

O candidato deverá ainda participar obrigatoriamente das duas reuniões do fórum setorial de sua área, sendo que na última reunião efetuará sua inscrição. No ato da inscrição deverá ser comprovada a residência em Taubaté há, no mínimo, dois anos e atuação regional no setor pretendido durante o mesmo período.

ESCOLHA.

Já para votar e escolher os conselheiros dos fóruns setoriais, o munícipe deve ser maior de 16 anos e se inscrever dentro do prazo. Informações: www.taubate.sp.gov.br..

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO