São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Viver
Agosto 07, 2017 - 22:35

Memorial da Devoção expõe inéditas de Andreza Katsani

Tela 5 - A Princesa, a coroa e a Rainha
Nessa tela pintei a princesa Isabel que voltou à igreja, junto com o marido e seus três filhos para agradecer à santa por ter atendido seu pedido feito em 1868: o de engravidar do herdeiro do trono brasileiro. Pintei na mão do marido da princesa uma vassoura Pintei Nossa Senhora no lado direito da tela, e seu manto cheio de estrelas, se estende ate o lado esquerdo sendo o céu da paisagem simbolizando aquela região do Vale do Paraíba. Próximo a igreja, novamente faço referencia ao RJ, como se a princesa viesse de lá, desenhando a montanha do corcovado, mas sem o Cristo (como na época). A igreja aqui, também está com algumas partes de barro e mesclando como era e como ficou depois da reforma. No canto esquerdo superior temos no ninho três passarinhos azuis, simbolizando os filhos da princesa.

Tela 5 - A Princesa, a coroa e a Rainha Nessa tela pintei a princesa Isabel que voltou à igreja, junto com o marido e seus três filhos para agradecer à santa por ter atendido seu pedido feito em 1868: o de engravidar do herdeiro do trono brasileiro. Pintei na mão do marido da princesa uma vassoura Pintei Nossa Senhora no lado direito da tela, e seu manto cheio de estrelas, se estende ate o lado esquerdo sendo o céu da paisagem simbolizando aquela região do Vale do Paraíba. Próximo a igreja, novamente faço referencia ao RJ, como se a princesa viesse de lá, desenhando a montanha do corcovado, mas sem o Cristo (como na época). A igreja aqui, também está com algumas partes de barro e mesclando como era e como ficou depois da reforma. No canto esquerdo superior temos no ninho três passarinhos azuis, simbolizando os filhos da princesa.

Foto: Andreza Katsani/Reprodução

Paula Maria Prado @paulamariaprado
São José dos Campos

Quando Andreza Katsani resolveu que era hora de recriar a história de Nossa Senhora Aparecida por meio de sua arte, foi tomada por uma emoção inexplicável. Foi preciso respirar fundo, e só no dia seguinte dar sequência ao trabalho. "Não sei explicar. As imagens de cada uma das telas vieram de uma só vez na minha mente. E quando as rascunhei e elas começaram a tomar forma, não segurei o choro de felicidade. Tive até de parar um pouco para só depois voltar a pintar", contou bem-humorada.

A artista, que aposta nas cores para alegrar a vida e nutre uma imensa admiração pelos trabalhos do brasileiro Romero Britto e pela simplicidade da Arte Naïf, é a responsável pelas 14 telas da mostra "Mãe Rainha Aparecida - A história em arte", em cartaz até o dia 6 de setembro no Memorial da Devoção, em Aparecida.

"Se me falassem há alguns anos que um dia eu trabalharia com arte, daria risada!", disse ela que é formada em Administração de Empresas e História. "Eu sempre gostei, mas só comecei a dar vazão depois de um problema familiar em que tive de ficar em casa e, para ocupar o tempo, passei a pintar algumas telas. Então uma amiga gostou, outra também... E foi aí começou essa história".

ARTE SACRA.

Devota de Nossa Senhora Aparecida, Andreza passou então a fazer desenhos da santa. "Depois fiz São Francisco, Santo Antônio... As pessoas iam pedindo eu ia fazendo. Até que em outubro passado, o Memorial entrou em contato comigo para uma exposição. E, uma vez que faço também quadros personalizados, achei justo pintar a história da santa e apresentar um trabalho inédito", afirmou ela que se inspira ainda nos fofos desenhos encontrados nos antigos papeis de carta, dos quais foi colecionadora.

Em dezembro de 2016, Andreza realizou a pesquisa e em janeiro criou todas as telas produzidas com tinta acrílica e com acabamento em verniz.

SERVIÇO.

O Memorial da Devoção fica na av. Dr. Júlio Prestes, bairro Ponte Alta, em Aparecida. A mostra é gratuita..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO