São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Política
Agosto 03, 2017 - 23:24

Câmara de São José aprova contas do segundo ano do governo Carlinhos

Carlinhos Almeida

Contas. Ex-prefeito Carlinhos Almeida em visita ao Santa Helena, comunidade da zona leste da cidade

Foto: /Claudio Capucho / PMSJC

Comissões do Legislativo haviam seguido parecer favorável do TCE e recomendado aprovação das contas referentes a 2014

João Paulo Sardinha @jpsardinha
São José dos Campos

A Câmara de São José dos Campos aprovou nesta quinta, por unanimidade, o parecer favorável do TCE (Tribunal de Contas do Estado) em relação às contas da prefeitura no exercício de 2014, referentes ao segundo ano de gestão do ex-prefeito Carlinhos Almeida (PT).

O relatório do Tribunal também foi avaliado pela Comissão de Justiça do Legislativo em abril deste ano. Os integrantes recomendaram a aprovação das contas do petista, derrotado por Felicio Ramuth (PSDB) na eleição de outubro do ano passado.

O TCE havia concluído que Carlinhos alcançou os índices exigidos pela legislação em saúde e educação. Em 2014, a administração aplicou 26,10% em ensino, 28,50% em saúde e transferiu 3,12% ao Poder Legislativo.

O documento votado em plenário, entretanto, aponta algumas falhas cometidas pelo petista no decorrer daquele ano.

O principal é que "a gestão pouco responsável do orçamento municipal ante a constatação de déficit orçamentário de R$ 89.547.716,44 que denuncia, já naquela época, a (reprovável) prática da administração de se empenhar (comprometer) o orçamento além de suas forças, autorizando despesas que superaram as receitas no período".

"O fato só não importou na emissão de parecer prévio desfavorável às contas, em função de um superávit (saldo positivo) no ano anterior, mas que rendeu ao ex-gestor uma advertência do TCE", completou o documento.

A comissão de Justiça tem como presidente o vereador Lino Bispo (PR). Os tucanos José Dimas (revisor) e Fernando Petiti (relator) completam o grupo.Já a comissão de Economia é presidida por Dulce Rita (PSDB). Flávia Carvalho (PRB), a revisora, e Sérgio Camargo (PSDB), o relator, são os outros membros.

Hoje, dos 21 vereadores do Legislativo de São José, apenas três são declaradamente ligados a Carlinhos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO