São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Política
Agosto 01, 2017 - 23:07

Fechado, Centro de Ciências do Teatrão dá sinais de abandono em São José

Centro de Ciências

PATRIMÔNIO Fechado, prédio está com as paredes internas sujas, uma porta improvisada e peças empoeiradas

Foto: /Claudio Vieira / PMSJC

Espaço na região leste de São José dos Campos demonstra sinais de abandono menos de um ano após ser concluído; administração prevê abertura do prédio em 20 de dezembro

João Paulo Sardinha @jpsardinha
São José dos Campos

O Centro de Ciências, no complexo do Teatrão, região leste de São José, demonstra sinais de abandono menos de um ano após ser concluído. Paredes sujas, porta improvisada e réplicas de dinossauros empoeirados compõem o cenário, que custou aproximadamente R$ 5 milhões.

O governo Felicio Ramuth (PSDB) traçou novos planos para o prédio, vitrine do antecessor, Carlinhos Almeida (PT). Visita de OVALE na última segunda-feira, entretanto, constatou que o local está carente de manutenção básica.

A administração afirma que, em 20 de dezembro, vai concluir a entrega do prédio. Só então irá instalar os equipamentos do acervo. A Secretaria da Educação, no entanto, pretende mudar a destinação do local.

O governo do PT tinha a intenção de instalar na área um projeto museográfico, com exposição abordando a história natural da Terra e a história do conhecimento, a partir do surgimento do homo sapiens. No alto, haveria um planetário.

Na gestão tucana, há quem defenda uma parceria com o Estado para iniciar um projeto semelhante ao do Catavento, museu interativo na capital.

Em meio ao impasse, sobra falta de manutenção e limpeza.

"Terminei o projeto executivo, com todas as plantas com informações técnicas. Todos os textos foram escritos por um paleontólogo, revisados e com tradução para o inglês", disse o museólogo Nivaldo Vitorino, da Museolab, responsável pelo projeto. "Foi feita a identidade visual e os projetos de elétrica, prontinho para ser executado."

A prefeitura informou que a obra do prédio é realizada pela Urbam e está prevista para ser entregue em 20 de dezembro deste ano. "Após a entrega serão instalados os equipamentos que irão compor o acervo do Centro de Ciências e, então, ele poderá ser aberto para a população. Os dinossauros farão parte do acervo científico e cultural do local"..

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO