São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Nossa Região
Agosto 11, 2017 - 20:46

Artistas de rua vão ao MP contra 'Lei dos Malabares' de São José

Artista de rua em São José

Artista de rua em São José

Foto: /Rogério Marques / OVALE

Redação
São José dos Campos

Artistas de rua de São José ingressaram no Ministério Público com uma representação contra a lei da prefeitura que proíbe manifestações artísticas nas ruas. O principal objetivo da norma é conter os malabares em semáforos. A regra entrou em vigor nesta sexta-feira.

Aprovada na Câmara há três meses, a lei estabelece que os artistas só poderão se apresentar na rua por intermédio da FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo), que lançou edital para cadastrar interessados. Depois de definir os selecionados, o órgão indicará os locais de apresentação (praças, feiras e escolas, por exemplo) e pagará R$ 30 por cada apresentação, de até uma hora.

O valor também causou polêmica entre os artistas, que ainda desconfiam das novas regras mesmo após reunião com a FCCR. "Há mais dúvidas do que certezas", disse Anthony Aquino, 33 anos, 16 deles trabalhando como artista de rua.

Segundo ele, um grupo de 12 artistas assinou e deu entrada com uma representação no MP contra a lei, apontada como inconstitucional. "Ela nega o direito de expressão das pessoas", disse Aquino.

Segundo ele, os artistas irão esperar o primeiro mês de funcionamento da lei para avaliar a norma. "Se não houver satisfação, eles vão voltar para as ruas".

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO