São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Ideias
Agosto 31, 2017 - 23:47

Vitórias da cidadania em são josé

Paulo Barja Professor e pesquisador da LabCom UNIVAP

São José dos Campos está de parabéns pelas recentes vitórias da cidadania. No dia 15/8, educadores e ativistas foram à Câmara Municipal e deixaram clara sua oposição à proposta de Escola Sem Partido. Os professores entendem que a proposta representa uma censura ao ensino e que sua implantação, ao contrário do que se diz, implicaria numa escola com partido, mas sem espaço para a análise crítica e a diversidade.

No dia 16/8, a UNIVAP sediou audiência pública sobre o Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos. Tensão no ar: dias antes, audiência sobre o mesmo tema no campus Baixada Santista da UNIFESP havia sido conturbada, com a presença de mais de 90 PMs fardados e armados, em atitude ostensiva que motivou nota de repúdio da ADUNIFESP. Na UNIVAP, porém, a audiência foi produtiva e pacífica. Ana Carla Pinto contou que "foi bom ver o auditório mobilizado e as contribuições foram pertinentes". Francisco Roxo, também presente, elogiou o incentivo à participação popular, lamentando o pouco tempo para debate. O sociólogo Moacyr Pinto enfatizou a presença dos mais variados setores da sociedade."

A professora Paula Carnevale (UNIVAP) destacou a presença de participantes de movimentos sociais; alerta, no entanto, para o fato de que ainda se precisa estabelecer formas claras para incorporação das sugestões da população. Tudo somado, fica a conclusão de que o diálogo participativo é o melhor caminho para a cidadania, e toda construção deve levar em conta o respeito à diversidade, para que cada pessoa possa livremente tomar partido sobre os temas em debate..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO