São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Ideias
Agosto 30, 2017 - 23:55

A NECESSIDADE DE UM NOVO RUY BARBOSA

Luiz Paulo Costa Jornalista e escritor

Nesses tempos bicudos em que os "justiceiros" prevalecem junto à opinião pública acima das leis e da democracia, nunca foi tão necessária a existência de um novo Ruy Barbosa, o Águia de Haia. Para repetir à exaustão a sua célebre frase: "Com a lei, pela lei e dentro da lei; porque fora da lei não há salvação!"

Basta lembrar que o AI-5 da Ditadura Militar acabou com o Habeas Corpus e outras garantias constitucionais dos cidadãos, sobrepondo-se à própria Constituição que ela mesma impôs ao Congresso Nacional mutilado pelas cassações de mandatos em 1967. O Brasil era governado por atos institucionais baixados pelo Conselho de Segurança Nacional, onde ninguém era eleito pelo povo.

Quando vejo à direita e à esquerda, forças políticas ditas adversárias preconizando soluções contra o Estado Democrático de Direito, que reconquistamos depois de 21 anos de arbítrio e muitos sacrifícios, penso ser indispensável um Centro Político Democrático (não um centrão do toma-lá-da-cá) para atravessarmos a ponte (mesmo que seja uma pinguela) para a retomada do desenvolvimento brasileiro.

É certo que ainda vivemos algumas consequências do "regime de exceção" que, para se manter no poder, criou muitos privilégios que hoje precisamos combater e eliminar junto com outros recentes. Mas será que não aprendemos que nada é duradouro se não for conquistado dentro do Estado Democrático de Direito?

Que os mais jovens não saibam, até admito, mas aqueles que viveram aquele período é injustificável!.

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO