São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Esporte
Agosto 07, 2017 - 22:35

DIAS NEBULOSOS Vem drama no caminho

CAMPEONATO BRASILEIRO. COM APENAS 19 PONTOS, TRICOLOR AINDA NÃO CONSEGUE SE LIVRAR DO Z-4

Marcos Eduardo Carvalho @marcosovale78
SÃO PAULO

O primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2017 acabou. E o São Paulo ainda não conseguiu sair da zona de rebaixamento. O time está em 17º lugar, com 19 pontos em 19 jogos disputados. Foram apenas cinco vitórias durante toda a primeira parte da competição.

A equipe trocou de técnico, mandou embora o ídolo Rogério Ceni para trazer Dorival Júnior. O Tricolor teve um lampejo de reação há duas rodadas, quando venceu o Botafogo por 4 a 3, fora de casa, de virada. Mas perdeu os outros dois jogos seguidos, para Coritiba e Bahia, dois adversários direto na luta contra a degola.

Para o torcedor, a tensão só aumenta a cada rodada. Hoje, o São Paulo está dois pontos atrás da Ponte Preta, o primeiro time fora da zona de rebaixamento.

E, pelo histórico de pontos do campeonato desde que o Brasileirão passou a ser disputado por 20 clubes, em 2006, o time de Dorival terá que melhorar bastante no returno se quiser fugir de um inédito descenso para a Série B nacional.

Se no segundo turno o São Paulo repetir a campanha do primeiro, chegará aos 38 pontos. E, historicamente, ninguém conseguiu escapar do rebaixamento com esses números. No ano passado, por exemplo, o Vitória escapou com 45 pontos, terminando em 16º lugar. O Internacional, com 43, foi o 17º e caiu. Em 2014, o Palmeiras conseguiu se salvar com 40 pontos, a menor pontuação até agora no limite de corte. Nos outros casos, os times que escaparam fizeram entre 43 e 45 pontos.

Assim, ao menos na teoria, o São Paulo precisaria fazer ao menos mais 26 pontos durante o segundo turno para conseguir escapar de um vexatório rebaixamento.

Os comandados de Dorival Junior precisam melhorar o desempenho tanto em casa quanto fora para ficarem mais tranquilos na tabela de classificação.

AGENDA.

No próximo domingo, quando começa o returno, o Tricolor já tem um duro desafio em casa, quando recebe o Cruzeiro, às 11h, no estádio do Morumbi. 

"Futebol é resultado. Quando você faz mais gols que o rival, você ganha. Infelizmente, estamos tomando um ou dois gols por jogo e temos de corrigir isso. Temos de corrigir também as finalizações", chegou a dizer o atacante Lucas Pratto após a derrota de domingo para o Bahia por 2 a 1, na Arena Fonte Nova, no fechamento do turno..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO