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Enem
Agosto 23, 2017 - 00:02

OVALE Enem - Fascículo 8


Este fascículo contemplará as com¬petências 3 e 4 da área de Mate¬mática e suas Tecnologias. As ha¬bilidades de número 10 a 18 serão apresentadas e discutidas nos diver¬sos itens apresentados.

Segundo a matriz de referência do ENEM, a competência de área 3 considera a capacidade de construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solu¬ção de problemas do cotidiano. Já a competência 4 visa a construir noções de variação de grandezas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.

Encerramos esse ciclo, no qual apre¬sentamos quatro fascículos contendo cada uma das quatro áreas do conhe¬cimento. Iniciaremos uma nova etapa abordando competências da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Bons estudos!

COMPETÊNCIA DE ÁREA 3: Construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.

HABILIDADE 10: Identificar relações entre grandezas e unidades de medida.

1. Observe a tabela que mostra a definição de diversas unidades de medida.

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A partir dela, pode-se estabelecer que

a) 1 deca = 10–2 deci.

b) 1 mili = 10 centi.

c) 1 kilo = 10 hecto.

d) 1 pico = 103 mili.

e) 1 giga = 10–9 nano.

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COMPETÊNCIA 3

HABILIDADE 11: Utilizar a noção de escalas na leitura de representação de situação do cotidiano

2. O elevador de um hospital, no tamanho real, possui as medidas indicadas na ilustração.

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Uma maquete desse elevador foi cons¬truída de tal maneira que a área do piso fosse de 8 cm2. Qual a escala uti¬lizada para a construção da maquete?

a) 1:10

b) 1:100

c) 1:1 000

d) 1:10 000

e) 1:100 000

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COMPETÊNCIA 3

HABILIDADE 12: Resolver situação-problema que envolva medidas de grandezas.

3. Para assar um frango, são neces¬sários 15 minutos para aquecer o for¬no e mais 12 minutos para assar cada meio quilo de frango. Paula comprou um frango de 2,5 kg. A que horas ela deve ligar o forno para que o frango fique pronto às 20 horas?

a) 18h

b) 18h15min

c) 18h30min

d) 18h45min

e) 19h

4. Seu Antenor é fascinado por re¬lógios desde criança, mas só con¬seguiu seu primeiro aos 18 anos, quando ganhou seu primeiro salário. Desde então, sempre que pode, com¬pra mais um, sendo que, hoje, sua coleção é composta por mais de 50 relógios, de tamanhos e tipos diferen¬tes. O grande orgulho de seu Antenor é que seus relógios sempre marcam a hora certa. No entanto, um dia, per¬cebeu que um desses relógios adian¬tava 1 minuto (min) e 15 segundos (s) a cada 3 horas (h). Seu Antenor ficou observando e, após 16 horas (h), o relógio havia adiantado

a) 5 min 20 s.

b) 5 min 40 s.

c) 6 min 20 s.

d) 6 min 30 s.

e) 6 min 40 s.

5. Diego desenhou dois mapas do Brasil em seu caderno de desenho, sendo que o menor possui área total de 27 cm2.

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Sabe-se que a distância entre as capi¬tais de Rondônia e Bahia no mapa me¬nor é 3 cm, enquanto a distância entre as mesmas cidades no mapa maior é 5 cm. A área do mapa maior é

a) 75 cm2.

b) 63 cm2.

c) 54 cm2.

d) 45 cm2.

e) 39 cm2.

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COMPETÊNCIA 3

HABILIDADE 13: Avaliar o resultado de uma medição na construção de um argumento consistente.

6. Um terreno com o formato e as medidas indicadas na figura será utili¬zado para a criação de galinhas.

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Para fazer uma cerca nesse terreno com cinco voltas de arame farpado, o proprietário adquiriu 9 rolos de 100 m (cada um) do referido material. Após utilizar esse material, ele

a) percebeu que comprou 3 rolos a mais que o necessário.

b) percebeu que comprou 2 rolos a mais que o necessário.

c) percebeu que comprou 1 rolo a mais que o necessário.

d) precisará adquirir mais 1 rolo para concluir o serviço.

e) notou que a quantidade adquirida foi exatamente o que precisava para a construção da cerca.

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COMPETÊNCIA 3

HABILIDADE 14: Avaliar proposta de intervenção na realidade utilizando conhecimentos geométricos relacionados a grandezas e medidas.

7. O departamento de engenharia de um banco deseja instalar uma agência 24 horas para saques emer¬genciais de seus clientes. Para tanto, deseja fazê-lo em uma esquina trian¬gular de área, no máximo, 25 m2. O engenheiro responsável analisa cin¬co possíveis locais:

• local 1: triângulo retângulo de cate¬tos 8 m x 8 m;

• local 2: triângulo retângulo de cate¬tos 12 m x 5 m;

• local 3: triângulo retângulo de cate¬tos 8 m x 6 m;

• local 4: triângulo retângulo de cate¬tos 7 m x 16 m;

• local 5: triângulo retângulo de cate¬tos 10 m x 6 m.

Desse modo, o banco deve escolher

a) o local 1.

b) o local 2.

c) o local 3.

d) o local 4.

e) o local 5.

COMPETÊNCIA DE ÁREA 4: Construir noções de variação de grandezas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano. Identificar a relação de dependência entre grandezas.

HABILIDADE 15: Identificar a relação de dependência entre grandezas.

8. Convertendo-se 573,16 K (Kelvin) para a escala Celsius, obtém-se 300 °C. Já 323,16 K equivale a 50 °C. Sa¬bendo-se que a relação entre as es¬calas Kelvin e Celsius é linear, mar¬que a opção que melhor representa essa situação.

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COMPETÊNCIA 4

HABILIDADE 16: Resolver situação-problema envolvendo a variação de grandezas, direta ou inversamente proporcionais.

9. Sr. José é um pequeno criador que possui apenas 16 vacas. Certo dia, ele foi ao mercado comprar ração que seria suficiente para alimentá-las por 62 dias. Duas semanas depois desse dia, ele vendeu 4 vacas. Duas sema¬nas depois, ele comprou 9 vacas. Após essa última compra, o estoque de ração comprado inicialmente du¬rou ainda mais, aproximadamente,

a) 64 dias.

b) 49 dias.

c) 48 dias.

d) 28 dias.

e) 21 dias.

10. Três sócios investiram, res¬pectivamente, os capitais de R$ 18 000,00, R$ 22 500,00 e R$ 27 000,00 e obtiveram um lucro líquido de R$ 27 000,00. Qual será a diferença entre o lucro do que investiu mais e o do que investiu menos?

a) R$ 9 000,00

b) R$ 7 200,00

c) R$ 3 600,00

d) R$ 1 800,00

e) R$ 1 200,00

COMPETÊNCIA 4

HABILIDADE 17: Analisar informações envolvendo a variação de grandezas como recurso para a construção de argumentação.

11. José tem dois filhos: Lucas e Pedro. O pai decidiu premiar seus filhos dividindo R$ 728,00 para os dois em partes diretamente propor¬cionais à média final em Matemática e em partes inversamente propor¬cionais à quantidade de faltas em todo o ano. Sabe-se que Lucas teve média final 9 e faltou 8 vezes, já seu irmão teve média final 8 e faltou 3 vezes. Desse modo,

a) Pedro receberá R$ 216,00 a me¬nos que o irmão.

b) Pedro receberá R$ 296,00 a me¬nos que o irmão.

c) Lucas receberá R$ 216,00 a me¬nos que o irmão.

d) Lucas receberá R$ 296,00 a me¬nos que o irmão.

e) Lucas receberá R$ 512,00 a me¬nos que o irmão.

COMPETÊNCIA 4

HABILIDADE 18: Avaliar propostas de intervenção na realidade envolvendo variação de grandezas.

12. Vinícius geralmente come em média 600 gramas de comida quando vai ao restaurante D, estilo self-servi¬ce, pagando R$ 8,00 por essa quan¬tidade. Na rua da empresa onde ele trabalha, há três restaurantes que tra¬balham no mesmo estilo do D e que cobram da seguinte forma:

• Restaurante A: 250 g por R$ 4,00.

• Restaurante B: 350 g por R$ 5,00.

• Restaurante C: 450 g por R$ 6,00.

Com o intuito de diminuir sua despe¬sa diária com almoço, Vinícius

a) deve passar a comer no restauran¬te A, pois teria uma economia de R$ 1,60 em média.

b) deve passar a comer no restauran¬te B, pois teria uma economia de R$ 0,57 em média.

c) não deve passar a comer no res¬taurante C, pois gastaria mais do que já gasta.

d) tanto pode continuar comendo em D ou em C, uma vez que ambos dão o mesmo gasto em média e ele não consegue reduzir gastos.

e) tanto pode continuar comendo em D ou em A, uma vez que ambos dão o mesmo gasto em média e ele não consegue reduzir gastos.

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