São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Viver
Julho 12, 2017 - 23:06

Evento literário na Mantiqueira é cancelado por organizadores

Evento.

Evento. 'Encontro na Mantiqueira - Literatura em Foco'

Foto: Divulgação

Paula Maria Prado @paulamariaprado
São José dos Campos

Foi cancelado na tarde de ontem o 2º Encontro na Mantiqueira - Literatura em Foco, que aconteceria em agosto em São Francisco Xavier, distrito de São José. O evento, que já teve uma edição no ano passado, substituiria o Festival da Mantiqueira, cancelado pelo Governo do Estado de São Paulo em 2015.

"Infelizmente, temos de cancelar, porque a administração municipal de São José disse que apoiaria o Encontro e vem nos enrolando há algum tempo", diz carta publicada no Facebook do evento. "A Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que recebeu a proposta do projeto mais recentemente, no final de junho, também não respondeu em tempo hábil".

A comissão organizadora conta que também pediu ajuda a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. "Fomos bem recebidos pelo secretário adjunto, Romildo Campello. Saímos animados com a promessa de ajuda. Mas, até hoje, apesar dos inúmeros e-mails e telefonemas, nenhuma resposta".

EVENTO.

Noticiado na edição de quarta-feira (12) de OVALE, a segunda edição do evento tinha na programação a participação do escritor Ignácio de Loyola Brandão e de sua filha, a cantora Rita Gullo. Ainda segundo organizadores estavam confirmados Luana Costa, Raquel Munhoz, Felipe Castro e Janaína Marquesini, autores de "Quelé, a voz da cor - biografia de Clementina de Jesus" (2017); Vivian Suppa, ilustradora de livros infantis.

"No ano passado também não tínhamos dinheiro do poder público, mas tivemos dele a estrutura do evento, que é bastante cara. Passamos o chapéu e arrecadamos o suficiente para outras despesas", continua a carta aberta. "Em nenhum momento a Comissão Executiva pediu dinheiro em espécie, seja para a prefeitura ou Secretaria da Cultura. Sempre solicitamos apoio, que se traduz em infraestrutura e logística. Esgotamos todas as possibilidades para a realização deste evento".

OUTRO LADO.

A prefeitura e a Fundação Cultural disseram estar surpresas com o cancelamento do Encontro uma vez que nunca foi negado apoio para a realização dele.

"A prefeitura recebeu o pedido de apoio formalmente em maio, já a FCCR recebeu em junho. E, apesar do pouco tempo, nos disponibilizamos a ajudar de acordo com as nossas possibilidades", afirmou o diretor cultural Agenor Carvalho. "Nós reconhecemos a importância do evento. Eles solicitaram toda a estrutura deste e foi feita uma reunião para conversarmos sobre o que seria possível apoiar".

Ainda segundo o gestor, a Prefeitura chegou a disponibilizar o Casarão da Fazenda, onde está ocorrendo a MAC- SFX (Mostra de Arte e Cultura), para que o evento fosse realizado no prédio. 

Procurada, a Secretaria de Estado da Cultura não se manifestou..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO